Dieta

Belly Button Challenge: veja como funciona o desafio do umbigo

Por Redação Doutíssima 18/07/2015

Conhecido no Brasil como “desafio do umbigo”, o Belly Button Challenge foi criado na rede social chinesa Weibo, uma versão semelhante ao Twitter, e viralizou entre os jovens de todo o mundo. Nesse desafio, as pessoas publicam suas fotos onde mostram suas tentativas de tocar o próprio umbigo passando o braço por trás das costas.

 

Belly Button Challenge: reflexo do padrão de beleza?

Aqueles que conseguem concluir o Belly Button Challenge supostamente estariam em boa forma, já que alcançam o próprio umbigo. Caso contrário, a pessoa está acima do peso. O “desafio do umbigo” não tem nenhuma base científica, mas por mais que a brincadeira seja inofensiva, levanta a questão do que seria a boa forma.

Belly Button Challenge

Desafio do umbigo merece atenção, pois pode gerar preocupação com o peso. Foto: Instagram, Reprodução

Em entrevista à imprensa, o personal trainer chinês, Xie Wei, afirmou que para cumprir o Belly Button Challenge se depende de três fatores: a pessoa ser magra, o comprimento dos braços e a flexibilidade. Ainda na mesma entrevista, o personal declarou que mesmo estando em forma, não conseguiu cumprir o desafio.

Ao pesquisar o Belly Button Challenge na internet, as primeiras fotos que aparecem são de mulheres magras que exibem barrigas com pouca ou quase nenhuma gordura. Será que essa brincadeira não pode estimular a magreza excessiva entre os jovens?

Em 2014, uma pesquisa da Universidade de Federal de Juiz de Fora, realizada com 347 jovens com idades entre 10 e 17 anos, apontou que mais da metade apresentava baixa autoestima e que a preocupação principal dos participantes era em relação ao seu peso. E apenas 10% dos voluntários estavam com sobrepeso ou obesidade.

A preocupação com o corpo na adolescência é normal. É justamente nessa fase que os jovens se preocupam mais com a própria imagem e com o próprio corpo. Por isso, é importante prestar atenção aos cuidados excessivos que podem ocorrer.

Belly Button Challenge: anorexia

A anorexia nervosa é um transtorno psiquiátrico que se manifesta principalmente em mulheres entre 13 e 18 anos. Esse distúrbio alimentar é consequência de uma preocupação excessiva com o peso corporal e apresenta a maior taxa de mortalidade entre os transtornos psiquiátricos: de 5% a 18%, de acordo com dados do Hospital Albert Einsten.

Profissionais de algumas áreas – como bailarinas, modelos e atletas – estão no grupo de risco de desenvolver a anorexia nervosa, pois sofrem pressão para reduzir o peso para alcançar um melhor desempenho em competições.

Esse transtorno também está associado a casos de depressão e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Por isso, é importante ficar atento a desafios que viralizam na internet como o Belly Button Challenge, pois é possível saber como o jovem enxerga o próprio corpo através de suas interações nas redes sociais.

O tratamento desse distúrbio alimentar é complexo e exige o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar como psiquiatras, endocrinologistas, psicólogos e nutricionistas. O apoio de pessoas próximas ao paciente também é essencial, já que podem ocorrer recaídas ao longo do tratamento.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!