Dieta

Conheça os riscos da dieta da proteína e veja se vale a pena aderir

Por Redação Doutíssima 17/09/2014

Para quem quer perder peso, a dieta das proteínas se tornou opção ao dar origem a várias dietas da moda, como a dieta de Atkins, a dieta de South Beach e a dieta Dukan. Elas enfatizam o consumo elevado de proteínas e muitas delas pregam que é necessário evitar os carboidratos, como pão, massas, batatas e arroz. Antes de aderir, é importante conhecer os riscos da dieta da proteína.

Benefícios e riscos da dieta da proteína

Dietas à base de proteína podem ajudar você a perder peso e estabilizar os níveis de açúcar no sangue, mas os efeitos deste tipo de dieta não são todos positivos. Especialistas alertam que todos os cardápios que restringem algum grupo de alimentos podem gerar consequências desagradáveis à saúde. Veja nesse artigo quais são os riscos da dieta da proteína.

riscos-da-dieta-da-proteína

Cardápios que restringem grupo de alimentos podem gerar série de danos à saúde. Foto: Shutterstock

Atenção a 4 riscos da dieta da proteína

1. Risco de osteoporose

Estudos recentes apontam que mulheres que comem dietas ricas em proteínas têm uma maior taxa de perda da densidade óssea, em relação àquelas que não fazem este tipo de dieta.

Mulheres que mantêm uma dieta rica em proteínas e pobre em outros tipos de alimentos podem perder, em média, 35% de sua densidade óssea aos 65 anos, enquanto outras mulheres que mantém uma dieta com todos os grupos alimentares podem perder apenas 18%.

Ao longo prazo, a perda de densidade óssea leva à osteoporose. Os médicos acreditam que a razão para isso é a grande quantidade de cálcio que o corpo precisa para processar as grandes quantidades de proteína do cardápio e, por isso, esse é um dos riscos da dieta da proteína.

2. Danos aos órgãos internos

Seu corpo precisa de carboidratos para produzir energia. Quando você privar seu corpo de carboidratos, ele é forçado a queimar gordura corporal e proteínas para produzir energia.

Quando o seu corpo começa a queimar grandes quantidades de gordura corporal, as cetonas podem se acumular no corpo. Quando os níveis perigosos de cetonas se acumulam no organismo e, mesmo que não se acumulem a níveis perigosos, você pode sofrer danos aos órgãos internos, já que pode afetar os tecidos do coração, fígado e rins.

Danos aos órgãos podem levar, eventualmente, à falência de órgãos. Além dos riscos da dieta da proteína para a saúde, o acúmulo de cetonas podem levar a um odor corporal desagradável e mau hálito.

3. Deficiências nutricionais

Talvez um dos riscos da dieta da proteína mais comuns é a deficiência nutricional. Frutas e vegetais são necessários para uma dieta saudável, pois fornecem as vitaminas e minerais que seu corpo precisa.

Cortar os grãos integrais elimina a fibra alimentar e aumenta o risco de deficiência de vitamina E e B, a síndrome do intestino irritável e, no longo prazo, o câncer de cólon. A proteína é relacionada com a regulação do hormônio do crescimento IGF-I. O hormônio é conhecido por aumentar o risco de câncer.

4. Doenças cardíacas

Outro fator que está entre os riscos da dieta da proteína é o aumento do nível de gordura no sangue. Alimentos ricos em proteínas muitas vezes também possuem gorduras animais, particularmente gorduras saturadas e colesterol, que aumentam os níveis de gordura no sangue e elevam as chances de doenças cardíacas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!