Sexualidade

Confira tudo o que você precisa saber sobre sexo com dor

Por Redação Doutíssima 30/07/2015

Sexo com dor é algo muito mais comum do que as pessoas pensam. Antes, durante e mesmo depois da relação sexual, as dores podem significar diversos problemas diferentes. Alguns são normais e consequência de ansiedade e nervosismo, principalmente nas primeiras experiências. Porém, quando a vida sexual é ativa e há dor, pode ser indício de algo mais sério.

 

Cientificamente, as dores provenientes do sexo são chamadas de dispareunia. Os danos podem ser tanto físicos quanto psicológicos e acontecem com 10% das mulheres, segundo estudos. Falta de lubrificação, rompimento de hímen, infecções, atrofias e feridas são apenas alguns dos problemas que causam o sexo com dor.

sexo com dor

Endometriose e falta de lubrificação vaginal podem causar dor na relação sexual. Foto: iStock, Getty Images

 

Meia idade é época mais propensa ao sexo com dor

De acordo com levantamento do Instituto de Medicina Sexual na Espanha, estima-se que o sexo com dor seja mais comum entre os 40 e 45 anos. Além disso, quando o parto é feito com incisões cirúrgicas, pode ser necessário um tempo maior de espera para ter relações sexuais.

 

No entanto, é difícil determinar dados precisos sobre a dispareunia, pois ainda existe um tabu sobre os problemas relacionados ao sexo. Grande parte das mulheres tem vergonha de procurar auxílio médico para o diagnóstico. Conheça o que provoca dores no sexo e consulte seu ginecologista.

 

1. Perda da virgindade

 

Na primeira relação sexual e nas subsequentes, é possível que a mulher sinta dor. A tensão do momento, seguida do estímulo no hímen que se rompe leva a desconfortos e incômodos. Sangramentos também podem ocorrer, mas se persistirem por muito tempo, busque um médico para um diagnóstico mais preciso.

 

2. Falta de lubrificação

 

Principalmente depois da menopausa, a mulher passa por um ressecamento vaginal. Assim, pode ser necessário utilizar lubrificantes para facilitar a penetração.

 

3. Problemas psicológicos

 

Estresse, vergonha, medo e traumas causam desconforto e insatisfação na hora do sexo, podendo ocasionar dores.

 

Doenças que levam ao sexo com dor

Algumas doenças que afetam a região genital podem resultar em sexo com dor. Nesses casos, o tratamento varia para cada paciente, por isso é imprescindível uma consulta ao médico. Confira as doenças que podem eliminar o prazer do ato sexual.

 

1. Vaginite

 

Em qualquer idade, a mulher pode desenvolver a vaginite, uma inflamação dos tecidos da vagina provocada por bactérias, vírus ou fungos. Se a vulva for afetada também, ocorre a vulvovaginite. É possível ver o processo infeccioso através de inchaços, coceiras, pruridos e odor desagradável.

 

2. Tumores

 

Vários tumores podem ocasionar sexo com dor, especialmente no colo do útero. Essa doença é a terceira manifestação de câncer mais frequente entre as brasileiras, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

 

3. Infecções urinárias

 

Essa infecção é capaz de afetar rins, uretra, ureteres e bexiga. Além disso, é bastante recorrente entre as mulheres e provoca dor durante a relação sexual.

 

4. Endometriose

 

Quando o tecido que reveste a parte interna do útero se desenvolve em outros locais, como os ovários e as trompas, ocorre a endometriose, que também causa dores no ato sexual. Essa doença é uma das principais causas de infertilidade feminina.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!