Exercícios > Fitness

Baby pilates: mãe e filho unidos na hora do exercício

Por Redação Fortíssima 11/04/2016

Voltar a praticar exercícios físicos logos após o nascimento do bebê nem sempre é uma tarefa fácil, seja pela correria do dia a dia ou até mesmo por não poder ficar muito tempo longe do pequeno. Mas e que tal se os dois estiverem juntos? O baby pilates é uma opção. 

A atividade fortalece a musculatura das mães e ajuda a estreitar os laços com o bebê, que participa das aulas e até mesmo de alguns movimentos. É uma ótima alternativa para quem quer voltar aos exercícios e manter o filho sempre por perto.

Benefícios do baby pilates

O objetivo do baby pilates é ajudar as mães na missão de retomar a forma física e a autoestima, estimulando também o vínculo afetivo com o bebê, que acaba tendo contato com a prática de exercícios físicos já na primeira infância.

Entre os benefícios da prática está a estimulação dos laços entre mãe e bebê, melhora da postura, recuperação dos músculos pélvicos e abdominais, aumento da flexibilidade, tônus e força muscular, bem-estar e relaxamento, além de estimular o desenvolvimento psicomotor da criança.

Adotar o pilates antes e durante a gestação também traz benefícios. Ajuda na preparação do corpo para o parto, alivia e até mesmo evita sintomas comuns na gravidez, como dores nas costas, nos quadris e problemas posturais e ainda facilita a volta ao peso normal após o nascimento do bebê, evitando a flacidez e estrias, devido ao fortalecimento abdominal.

baby pilates

Os exercícios são realizados em dupla, proporcionando um momento de lazer para mãe e filho. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona a prática do baby pilates

O baby pilates é feito com exercícios individuais e também em dupla, em que a mãe utiliza o bebê como sobrecarga para fortalecer os grupamentos musculares, o que permite que a criança participe da atividade com estímulos próprios para sua idade.

Uma aula dura cerca de uma hora e costuma terminar com a massagem chamada Shantala, feita no bebê para promover relaxamento e bem-estar. Como a maioria dos exercícios são feitos em dupla, as aulas acabam se tornando um momento de lazer e brincadeira entre mãe e filho, que ficam mais relaxados e tranquilos.

A prática do baby pilates pode ser feita por qualquer mãe, sendo indicado começar por volta dos quarenta dias após o parto. Mas é importante sempre conversar com o médico antes, para que a volta a realização de atividades físicas seja orientada e feita com segurança para a saúde.

As aulas também devem ser feitas sempre com acompanhamento profissional especializado em baby pilates, para que os exercícios sejam adaptados de acordo com as características e limitações de cada pessoa. Assim, a mamãe trabalha as partes do corpo que mais necessita, de acordo com o seu ritmo.

E aí, ficou com vontade de praticar o baby pilates? Pode ser uma boa alternativa. Quer conversar com outras mães sobre o assunto? Acesse o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!