Estética

Óleos vegetais ajudam no tratamento da pele e dos cabelos

Por Redação Doutíssima 02/08/2015

Presentes em diversos cosméticos, os óleos vegetais fazem mais parte de nossas vidas do que podemos imaginar. Mesmo quando não são comprados isoladamente, eles integram diversas fórmulas. Condicionadores de cabelos são um exemplo, mas essa não é a única aplicação, que inclui também cremes para pele.

 

O que são óleos vegetais

Os óleos vegetais são utilizados em cosméticos principalmente por sua consistência hidratante e por deixarem a textura do produto mais agradável, mas também pelas propriedades específicas de cada tipo de óleo, que auxiliam de diferentes formas na recuperação da pele e dos cabelos.

oleos vegetais

Os óleos provenientes dos vegetais podem ajudar na hidratação do cabelo e da pele. Foto: iStock, Getty Images

Uma das aplicações mais conhecidas dos óleos vegetais é em fórmulas de condicionador de cabelo, que tem a missão de desembaraçar os fios, diminuir o aspecto de quem saiu no vento (efeito antifrizz) e dar maciez.  

Outro uso dos óleos vegetais é em cremes utilizados para melhorar a cicatrização da pele e aliviar enfermidades como psoríase. Além disso, há também óleos presentes na composição de protetores solares.

Alguns cuidados, porém, independem das suas maravilhas. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda limpar a pele ao menos duas vezes ao dia para evitar acúmulo de oleosidade, resíduos de produtos, poluentes e poeira, evitando o entupimento dos poros, surgimento de cravos, espinhas e envelhecimento precoce.

Estudos também indicam a necessidade de aplicação periódica de shampoos antirresíduos para limpar os fios e prepará-los para receber novamente os produtos de higiene para cabelos. Com esses cuidados, é possível voltar a reaplicar os óleos vegetais sem saturar a pele e os fios capilares.

O médico dermatologista José Camillo lembra que pessoas com pele oleosa não têm indicação de uso desses produtos. “Para estas existem os produtos oil free, sem óleo, pois a pessoa já produz o suficiente ou até mais”, explica.

Já no caso de pessoas com falta de oleosidade, como idosos, que costumam ter problemas de pele seca, o dermatologista recomenda o tratamento. “Podem ser usados óleos de banho ou hidratantes com óleo”, sugere.

Conheça 3 tipos de óleos vegetais

1. Óleo de coco

O óleo de coco é rico em ácidos graxos e é recomendado para usar nas pontas do cabelo. Foto: Shutterstock

O óleo de coco é rico em ácidos graxos e é recomendado para usar nas pontas do cabelo. Foto: Shutterstock

De aspecto límpido, possui ácidos graxos saturados e insaturados, alto índice de ácido láurico, ácido mirístico e ácido caprílico, entre outros.

É usado como umectante, ajudando a reter a umidade da pele. Ele é recomendado para casos de sensibilidade e indicado como condicionador sem enxágue nas pontas do cabelo.

2. Óleo de girassol

O óleo de girassol possui ômega 6 e é indicado para reparar áreas ressecadas da pele. Foto: Shutterstock

O óleo de girassol possui ômega 6 e é indicado para reparar áreas ressecadas da pele. Foto: Shutterstock

De aspecto amarelo dourado, tem alto índice de ácido linoleico e oleico (Ômega 6 e 9) e tocoferóis (vitamina E). É indicado para gestantes, contra estrias, ajuda a recuperar áreas ressecadas e a evitar descamações, além de ser um óleo base para cremes e loções.

3. Óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta ajuda a suavizar as manchas na pele e melhora a cicatrização. Foto: Shutterstock

O óleo de rosa mosqueta ajuda a suavizar as manchas na pele e melhora a cicatrização. Foto: Shutterstock

De aspecto amarelado, contém ácidos graxos, betacaroteno, licopeno, rubixantina e zinoxantina. Auxilia na eliminação de manchas causadas pelo sol ou envelhecimento e tem resultados na cicatrização de queimaduras.

Estudos também indicam melhora em pacientes com psoríase. A aplicação deve ser feita no corpo e rosto. Além disso, é uma boa loção para passar na pele após a exposição ao sol.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!