Receitas

Quer aprender a fazer um churrasco vegetariano? Veja dicas

Por Redação Doutíssima 02/11/2015

Vegetarianos que comparecem aos eventos de final de semana muitas vezes precisam matar a fome com a salada, já que o prato principal é carne assada. Mas um churrasco vegetariano pode ser a solução para agradar todas as preferências e reduzir a quantidade de gordura e sal das refeições.

Enquanto a maioria da população consome carne nos churrascos, nada impede de trocar esse ingrediente por vegetais sem modificar o preparo. Assim, a salada fica só como entrada e o prato principal pode ser apreciado por todos.

churrasco vegetariano istock getty images doutíssima

Churrasco vegetariano pode ser a solução para agradar todas as preferências. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer um churrasco vegetariano

Se você vai fazer um churrasco vegetariano pela primeira vez, precisa limpar bem os equipamentos para que não tenha resíduos de origem animal. Isso é importante em respeito a quem prefere não consumir carne.

Existem salsichas, hambúrgueres e outros preparos feitos com matéria-prima vegetal. Se você optar por incluir esses atrativos no churrasco, confira na embalagem se eles são próprios para o preparo na churrasqueira.

Quem quer evitar o uso de ingredientes complicados e focar apenas nos vegetais para o churrasco pode fazer receitas variadas. A apresentadora bela Gil já sugeriu o churrasco de melancia, que leva um fio de azeite de oliva para dar sabor.

Se você prefere não ousar tanto, pode apostar em espetinhos que misturam cogumelos, pimentões, abobrinha, cebola, berinjela, tomate, tofu, batatas, aspargos, pimentões e o que mais encontrar na feira. A ordem e a combinação ficam a critério de cada um dos convidados.

Muito importante antes de colocar tudo no fogo é lembrar que os alimentos não possuem gordura como a carne. Então é indispensável alguns fios de azeite para que não queimem no calor da churrasqueira.

O jeito mais saboroso de adicionar o azeite é fazer um tempero com base de óleo. Misture sal, ervas e demais condimentos que vão dar sabor ao prato e pincele os todos os espetinhos já prontos logo antes de colocá-los para assar.

Inclua mais vegetais na alimentação

Mesmo quem não têm uma dieta exclusivamente vegetariana precisa de refeições acompanhadas por vegetais. Esses alimentos são indispensáveis para a saúde pelo alto teor de fibras, minerais, vitaminas e nutrientes necessários para a manutenção da saúde e bom funcionamento de todo o organismo.

O Ministério da Saúde recomenda, através do Guia Alimentar para a população Brasileira,o consumo de pelo menos três porções de vegetais ao dia. A dieta também deve conter ao menos três porções de frutas variadas diariamente.

A diversidade das fontes de nutrientes de origem vegetal contribui com diversos aspectos do funcionamento do corpo humano. Quanto mais colorido o prato a cada refeição, mais benéfico é seu conteúdo.

 

Receitas para um churrasco sem carne

Batatas

 

Tempere uma a uma e enrole em papel laminado. Embaladas, elas podem ser feitas no espeto ou mesmo em um grelha.

Tofu

 

Ele pode substituir o clássico queijo coalho caso a refeição seja preferencialmente vegana. Antes de espetar e assar, drene bem os retângulos.

Pão com alho

 

Outro clássico do churrasco não precisa ficar de fora no encontro vegetariano. Caso os laticínios sejam um problema, a pasta pode ser feita apenas com alho, assando em fogo baixo a cabeça inteira enrolada em papel alumínio. Quando pronto, o alho fica mole a ponto de espalhar no pão.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!