Receitas

Receita com espinafre: tire proveito da folha verde do Popeye

Por Redação Doutíssima 05/08/2015

Popeye, personagem marinheiro do desenho animado que levava seu nome, certamente aprovaria qualquer receita com espinafre, afinal a folha era o grande segredo de sua força. Inspirando diversas crianças a adquirirem o hábito saudável de consumo desse vegetal, ele tornou a folhinha seu próprio símbolo, junto aos personagens Brutus e Olívia Palito.

 

Apesar de todo o teor fictício do desenho, uma receita com espinafre pode, sim, trazer inúmeros benefícios para a saúde. Ele ajuda a prevenir e controlar o diabetes, em função das fibras de sua composição, que ajudam a metabolizar o açúcar. Além disso, reduz o colesterol e melhora a captação de glicose nas células.

receita com espinafre

Consumo de espinafre no dia a dia ajuda a reduzir o colesterol e a evitar a anemia. Foto: iStock, Getty Images

 

Receita com espinafre é garantia de mais saúde

De origem asiática, o espinafre é rico em ferro, fósforo e cálcio, além de concentrar vitaminas A e B. Por isso, contribui para a formação dos dentes, dos ossos e dos músculos. Também ajuda na coagulação de sangue e melhora da visão.

 

Seja in natura ou em receita com espinafre, a folha verde-escura é indicada para crianças e gestantes, já que combate a desnutrição e a anemia, e possui grande quantidade de ácido fólico. Essa substância melhora a formação do tubo neural do feto e mantém a memória ativa.

 

Pele conservada, aparelho digestivo protegido e sistema nervoso em pleno funcionamento são outros benefícios do espinafre, que é fundamental para o desenvolvimento do cérebro e dos nervos.

 

Uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que o espinafre é parte de um grupo de alimentos antioxidantes, que melhoram as funções mentais dos humanos. Como o cérebro consome bastante energia, deixa resíduos químicos oxidantes. A folha elimina os excessos e impulsiona a atividade cerebral.

 

receita com espinafre 

Receita com espinafre para qualquer hora do dia

Diariamente, é recomendada a ingestão de 90g de espinafre. Quando se cria o hábito de comer essa hortaliça, assim como Popeye, é possível desfrutar de todos os benefícios. Não há restrições para a frequência do consumo, que pode ser feito em cinco porções por semana.

 

Para variar o cardápio, existem diversas opções de receita com espinafre. Tortas, refogados, saladas, suflês e muffins podem adicionar esse ingrediente, que garante nutrientes e vitaminas para o almoço, o jantar e até mesmo o café-da-manhã.

 

O ideal é que o cozimento não seja muito intenso para não eliminar o potencial nutritivo da folha. Conheça uma receita de muffin de espinafre.

 

Ingredientes:

 

– 340 g de espinafre

– 2 ovos batidos

– 1 dente de alho amassado

– ½ xícara de chá de queijo parmesão light ralado

– ½ xícara de chá de ricota

– ¼ colher de chá de pimenta do reino

– ¼ colher de chá de sal

 

Modo de preparo:

 

Enquanto prepara a receita com espinafre, pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque o espinafre em um processador e despeje o conteúdo em um recipiente. Ponha a ricota, o queijo ralado, o alho e os ovos. Use o sal e a pimenta do reino para temperar.

 

Unte algumas forminhas com manteiga e coloque a massa. Asse os muffins por, mais ou menos, 20 minutos ou até que fiquem douradinhos. Tire do forno e deixe descansar por cinco minutos. Solte das formas e sirva ainda quente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!