Receitas

Inverno é a estação propícia para preparar um fondue de queijo

Por Redação Doutíssima 05/08/2015

Para aquecer os rigorosos invernos suíços durante a Segunda Guerra Mundial, os camponeses desenvolveram o fondue de queijo. Como eram grandes produtores de leite, aproveitavam os restos do produto e seus derivados para fazer receitas, já que não podiam sair das montanhas e dos campos para buscar mantimentos nas cidades.

 

De forma quente, nutritiva e simples, o fondue de queijo era preparado ao fogo, até que derretesse o suficiente para borbulhar. Nesse ponto, eram mergulhados pedaços de pão no creme.

 

A partir dos anos 1950, a receita se tornou popular, ganhando uma versão doce feita com chocolate. Conheça uma receita e quais os benefícios que ela proporciona.

fondue de queijo

Fondue feito com queijo deve ser consumido com moderação, pois é muito calórico. Foto: iStock, Getty Images

 

Fondue de queijo traz benefícios à saúde

Apesar do alto teor calórico e gorduroso, os queijos também são benéficos para a saúde. Eles devem ser consumidos com moderação para evitar o ganho de peso. No entanto, o potencial desse derivado do leite no combate ao colesterol e pressão alta já foi comprovado.

 

De acordo com estudos da Sociedade Americana para Nutrição, nos Estados Unidos, a gordura proveniente de produtos lácteos é menos perigosa que aquela que vem das carnes. As chances de sofrer infarto ou derrame, por exemplo, são menores em pessoas que consomem só a gordura do queijo.

 

Outra pesquisa, feita pelo Instituto Karolinska, na Suécia, concluiu que os laticínios podiam ajudar no combate às paradas no peito. Das 33 mil mulheres avaliadas por 12 anos, 24% apresentaram menos chances de ter o coração afetado quando consumia queijos.

 

Porém, é necessário cuidado. O queijo gruyère, utilizado como base do fondue de queijo, é um dos mais calóricos existentes. Em uma porção, existem 413 calorias e 32,3 gramas de gordura.

 

Prepare uma receita de fondue de queijo

Com o tempo, o fondue de queijo que surgiu com os camponeses suíços se sofisticou e hoje integra o cardápio de inúmeros restaurantes. Os queijos utilizados nas receitas geralmente são o gruyère, o emental, o gorgonzola ou o gouda.  Conheça uma receita para se aquecer nesse inverno.

 

Ingredientes:

 

– 300 g de queijo emental

– 200 g de queijo gruyère

– 1 colher de sopa de amido de milho

– 20 ml de conhaque (opcional)

– 180 ml de vinho branco seco

– 1 dente de alho

– 1 pitada de noz moscada

 

Modo de preparo:

 

Primeiro, rale todos os queijos no ralador ou triturador. Separe.

 

Misture o vinho branco e o conhaque, dissolvendo o amido de milho. Ponha noz-moscada no líquido para completar.

 

Passe alho nos lados e fundo de uma panela. Despeje os queijos junto com o líquido e o amido dissolvido. Misture sempre em fogo baixo, até que tudo esteja fundido. Mexa até que a massa fique consistente e homogênea, pouco depois de ferver.

 

Se ficar muito líquido, use mais amido de milho e dissolva em um copo de água, misturando ao creme.

 

Os alimentos mais comum para serem mergulhados no fondue de queijo são os pães e carnes. O ideal é que sejam macios, mas tenham consistência firme, para não despedaçarem no creme quente. Pão italiano e filé são os mais adequados.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!