Receitas

Veja como preparar 4 receitas do Amazonas

Por Redação Doutíssima 15/11/2014

A região norte do Brasil, diferentemente das outras, tem frutos que só nascem ali, como, o açaí e cupuaçu. Suas ricas florestas e abundantes rios sempre foram os principais provedores de alimentos para seu povo. E nem a chegada de portugueses, franceses, espanhóis, africanos e até de árabes foi capaz de alterar uma culinária fortemente influenciada pelos índios.

As receitas do Amazonas, por exemplo, são feitas de peixe, carne de tartaruga, mandioca, pimenta e suas frutas nativas. Alguns com nomes estranhos, como jaraqui ou pupunha, mas nem por isso menos saborosas.

receitas-do-Amazonas

Açaí de tigela, típico do Amazonas, é sensação em todo o país. Foto: iStock, Getty Images

Conheça 4 receitas do Amazonas e saiba por que elas são irresistíveis

– Açaí da tigela

Já faz alguns anos que o açaí cruzou a fronteira do Norte e ganhou o paladar nacional. Um dos clássicos preparos deste ingrediente típico de diversas receitas do Amazonas é o açaí na tigela, que é super simples de fazer. Veja:

Bata no liquidificador duas bananas (ou outra fruta de sua preferência) com 60 ml de xarope de guaraná. Depois de desmanchadas as bananas, vá colocando aos poucos 350 gramas de polpa de açaí. Bata até obter uma consistência de sorvete. Sirva em uma tigela acompanhada de granola.

– Pudim de Cupuaçu

O cupuaçu é outro fruto nativo da região norte e muito usado nas receitas do Amazonas. É fácil encontrá-lo em forma de sucos, sorvetes, cremes, balas, bolos e tortas. O pudim de cupuaçu é um verdadeiro manjar dos deuses.

Para prepará-lo, ferva com bastante água uma polpa grande de cupuaçu. Depois de fervida, coe e pese a polpa. Use a mesma quantidade em açúcar. Leve ao fogo novamente e sem mexa sem parar até formar uma massa dourada.

Retire do fogo e misture uma colher de manteiga. Deixe esfriar e misture 4 ovos e meia xícara de farinha de trigo. Leve ao fogo em forma caramelada, vire-a quente e deixe a forma em cima até esfriar.

– Lasanha de pupunha

A pupunha, assim como o açaí e o cupuaçu, é um fruto típico da região Norte e usado em diversas receitas do Amazonas, sendo elas doces ou salgadas. A lasanha de pupunha é um prato leve onde você pode preparar a própria farinha do fruto.

Para obter a farinha de pupunha, você deve cozinhar o fruto e depois triturá-lo em um processador ou liquidificador até resultar em uma farinha fina. Depois de ter a farinha de pupunha, misture por 15 minutos 350 gramas de farinha de trigo e dois ovos. Deixe a massa descansar em local coberto por 20 minutos.

Após, abra a massa com o auxílio de um rolo e corte-a em tirar largas. Depois é só montar a lasanha com molhos de sua preferência. Uma dica é fazer camadas com molho de bolonhesa e a camada final com molho branco e palmito. Fica uma delícia.

– Jaraqui frito

O jaraqui é um peixe típico das receitas do Amazonas e muito apreciado frito. Para fazê-lo você vai precisar temperar 8 jaraquis com suco de limão, sal, pimenta a gosto e alho.

Deixe marinar por meia hora e depois escorra bem o líquido. Passe na farinha de mandioca e frite em óleo bem quente. O jaraqui frito pode servir de petisco ou de acompanhamento para uma refeição.