Cabelos

Saiba quais as melhores maneiras de desembaraçar o cabelo

Por Redação Doutíssima 17/08/2015

Desembaraçar o cabelo não é apenas uma tarefa chata e difícil, é também dolorida. Ainda, se não for feita com jeito, pode danificar – e muito – os fios. Prevenir o aparecimento dos nós é a melhor forma de garantir madeixas bonitas sem sofrimento.

 

Desembaraçar o cabelo: como evitar

Antes mesmo de entender como desembaraçar o cabelo, é preciso conhecer as razões dos terríveis nós. Isso tudo tem a ver com o tipo de cabelo, os cuidados que você têm e alguns hábitos.

desembaracar o cabelo

Fios finos, ressacados e com química ficam embaraçados com mais facilidade. Foto: iStock, Getty Images

Ariane Esteves, professora dos cursos de cabeleireiro do Senac de Novo Hamburgo, diz que existe um tipo de fio com mais tendência a embaraçar. “Cabelos normalmente finos e porosos, ou com coloração e mechas, que se tornam secos e que com a falta hidratação, criam nós”, explica.

Mulheres de fios secos e com química estão ainda mais propensas a ter que tirar alguns minutos todos os dias para desembaraçar o cabelo. Quando o fio é poroso ou está ressecado, as cutículas ficam abertas, facilitando que um engate no outro, formando diversos nós.

A hidratação é uma das melhores maneiras de evitar madeixas embaraçadas, principalmente se for aliada a algum tratamento que sela as cutículas. Manter o cabelo bonito é aliar os cuidados do salão e ter uma rotina de beleza em casa.

No inverno, há uma tendência ainda maior para o surgimento dos temidos nós. A água quente dos banhos e o ar mais seco contribuem para que eles fiquem ainda mais rebeldes.

Ainda há outra questão nos meses de frio: as roupas. Casacos, golas e cachecóis geram atrito quando entram em contato com o cabelo, contribuindo com o efeito embaraçado e adicionando a eletricidade estática, que causa muito frizz.

Ariane recomenda o uso de óleos reparadores de ponta como aliados, a fim  de não ter de lidar com os cabelos embaraçados. Evitar colorações, descolorações e a água quente no banho são ótimas pedidas também.

Como desembaraçar o cabelo

Evitar ao máximo os nós é a melhor maneira de se livrar do processo de desembaraçar o cabelo. Mas como nem sempre é possível ficar longe das causas desse problema, é bom ter conhecimento e prática para removê-los sem danificar os fios.

Comece o processo de desembaraçar pelas pontas, assim você evita quebras e dor extrema. Segure os fios na parte de trás da cabeça, como se fosse fazer um rabo, e escove apenas as pontinhas, removendo os nós.

Assim que essa parte ficar desembaraçada, comece a escovar uma área um pouco mais próxima da raiz do cabelo. Dessa maneira, os nós não se acumulam todos nas pontas, o que dificulta a remoção deles.

Outra dica essencial para não ter fios quebrados é escová-los sempre enquanto estão secos. Desembaraçar o cabelo no banho não é uma boa ideia por que quando molhadas, as fibras ficam mais elásticas, facilitando a quebra.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!