Moda

Dicas, truques e inspirações para você usar e abusar do cachecol

Por Redação Doutíssima 07/07/2015

O inverno já começou e, para manter o corpo aquecido na temporada de frio, o cachecol é um item indispensável no guarda-roupa. Além de deixar a região do pescoço e do colo protegida, esse acessório ajuda a incrementar a aparência e garantir um ar contemporâneo ao look.

 

A palavra cachecol é de origem francesa e composta por dois termos: “cache”, que significa esconder ou ocultar, e “col”, representando colo ou pescoço. Estima-se que, mesmo antes da nomenclatura ser definida, acessórios semelhantes aos cachecóis já eram utilizados na Roma Antiga.

cachecol

Cachecol é um item indispensável no guarda-roupa de homens e mulheres. Foto: iStock, Getty Images

Mas isso não significa que a peça seja antiquada, pelo contrário: o cachecol se reinventa continuamente no cenário fashion. Por isso, vale a pena apostar em algumas dicas para incluir esse belo complemento no visual.

 

Cachecol maxi em evidência para o inverno 2015

A tendência maxi está tomando conta do universo da moda, especialmente nos acessórios. Por isso, assim como nos brincos e colares, a pegada do exagero prevalece: o cachecol apareceu nos principais desfiles de moda outono-inverno 2015 em tamanho gigante. Na passarela da grife The Row, das irmãs Olsen, as peças surgiram quase como mantas.

 

O acessório foi apresentado em diversas variações, especialmente cobrindo o pescoço e os ombros. A textura bem pesada e volumosa entrou nos holofotes. Neste cenário, o cachecol deixou de ser um simples complemento para se tornar peça destaque na aparência. Por isso, é possível até mesmo investir nas sobreposições, usando mais de um item ao mesmo tempo.

 

[RoyalSlider Error] No post attachments found.

 

Dicas práticas para usar cachecol

Uma das principais vantagens do cachecol é sua versatilidade. A peça pode ser combinada, inclusive, nos looks mais despojados. Se estiver de jeans, por exemplo, usar um acessório como esse pode assegurar um upgrade total ao visual.

 

Confira, abaixo, algumas combinações elegantes com cachecol:

 

1. Gola alta + cachecol sobre os ombros

 

A gola rolê tem tudo a ver com o inverno e ajuda a manter o pescoço bem quentinho. Mas, para não sobrecarregar a região do colo, opte por combinar o visual com um cachecol bem grande sobre os ombros. A combinação fica elegante, ideal para o dia e para a noite.

2. Casaco longo + cachecol no pescoço

 

Os cachecóis ficam lindos quando combinados com sobretudos ou trench coats – casacos bem longos e mais acinturados. Por isso, vale investir em modelos variados, com tonalidades do preto ao vinho.

 

É possível usar a criatividade nas formas de amarrar a peça sobre o pescoço, inovando constantemente o look. O ator Ashton Kutcher é adepto desse modo de investir no cachecol, assim como a atriz Mischa Barton.

3. Cachecol duplo + jaqueta

 

Aposte sem medo nas sobreposições: combine dois cachecóis com estampas diferenciadas ao redor do pescoço para criar um visual inédito e contemporâneo. Use com jaquetas de couro, de preferência em cores neutras – como o preto e branco – caso os acessórios sejam coloridos. A atriz Blake Lively e o ator Brad Pitt são adeptos da combinação de jaqueta e cachecol.

 

Desta forma, você poderá assegurar um visual estiloso e confortável na temporada de frio. Conte para a gente qual é a sua forma preferida de usar a peça no inverno nos comentários!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!