Cabelos

11 Dicas para manter o cabelo hidratado no verão

Por Redação Doutíssima 17/02/2014

Não é tarefa fácil passar pelo verão inteiro com o cabelo hidratado sempre lindo e brilhante, ainda mais quando surgem às viagens a praia e os convites irrecusáveis para as piscinas. Praia, areia, sal, piscina, vento deixam os cabelos secos e quebradiços. Por isso, durante esta estação é preciso cuidado dobrado com os cabelos.

cabelo hidratado

Os raios de sol UVA e UVB aumentam a perda da queratina, destroem e oxidam os fios de cabelos que acabam por consequência perdendo a cor e ficando ressecados. Quando exposto ao sol por tempo exagerado, o couro cabeludo pode até queimar e descamar.

O cloro das piscinas se tornam um inimigo para as loiras que acabam ficando com os cabelos esverdeados, ressecados e com pontas duplas. O sal do mar abre a cutícula dos fios que acabam endurecendo e perdendo o brilho. Ele retira toda a água do cabelo resultando em cabelos danificados, com frizz e muito volume.

Por isso, o doutíssima preparou 11 dicas infalíveis para deixar o seu cabelo hidratado durante todo o verão. Veja só:

11 dicas para deixar seu cabelo hidratado

  • Use um creme leave-in de boa qualidade para aplicar após o banho. O creme leave in forma uma película no fio que o protege. Lembre-se que os produtos líquidos são para cabelos oleosos, e os produtos em creme para os cabelos secos. Aplique o creme longe da raiz antes de ir à praia ou à piscina. Existem também cremes com filtro solar que protegem mais ainda.

cabelo hidratado

  • Sempre que possível, enxagúe os cabelos com água normal depois de utilizar a piscina e entrar no mar. Se não houver uma ducha disponível por perto, você pode lavá-los com uma garrafinha de água mesmo.
  • Se for viajar por vários dias para a praia ou curtir uma piscina, lave seu cabelo com um xampu antirresíduos pelo menos uma vez na semana para eliminar bem o cloro e o sal e deixar o cabelo hidratado.
  • Durante esse período, evite expor o cabelo a mais agressões como o secador e chapinha, eles já estão sofrendo demais. Quando deixar o cabelo secar ao natural, aposte nos finalizadores que não possuem óleo de fórmula para dar um ar bagunçado ao look.
  • Aproveite para aplicar uma máscara hidratante e utilizar o calor do sol para potencializar seu efeito. Mas lembre-se de respeitar o tempo de reação indicado pelo produto para evitar fios oleosos.
  • Aproveite as altas temperaturas do verão para tomar muitos banhos frios. A água quente é uma grande inimiga do cabelo pois ela estimula a oleosidade do couro cabeludo e aumenta as escamas dos fios.
  • Não deixe os chapéus e bonés em casa nessa época, use e abuse deles para não queimar os fios.
  • Se você possui cabelos loiros, dê preferência a produtos que protejam a cor e a pigmentação do fio. Uma dica para diminuir os esverdeados causado pelo cloro é aplicar vinagre de maça neles.
  • Faça tratamentos noturnos para deixar seu cabelo hidratado. Aplique o creme no cabelo úmido e deixe o produto reagir durante toda a madrugada enquanto dorme.
  • Utilize ampolas para fazer uma hidratação rápida e eficiente durante as viagens.
  • Durante o período exposto ao sol, utilize uma máscara capilar rica em vitamina A e E para a proteção e deixar seu cabelo hidratado.

 

 

Saiba mais:

Cuidados com os cabelos durante o verão

Aprenda a fazer um tratamento de choque caseiro para os cabelos

5 Tratamentos para recuperar os cabelos após o verão

9 Dicas para proteger os cabelos contra os danos do verão

Saiba quais as cores de cabelo para a próxima estação

12 Dicas para manter a pele hidratada no verão

8 Sucos altamente hidratantes para esse verão