Cabelos

Veja como manter a saúde dos principais tipos de cabelos cacheados

Por Redação Doutíssima 02/09/2014

Você deve saber que nem todos os cabelos são iguais. Assim como os cabelos lisos podem ter fios grossos e finos, também existem muitos tipos de cabelos cacheados. Mas por que isso é importante? Dentre todas as respostas possíveis, a que mais se sobressai é que assim podemos saber quais são as necessidades de cada tipo específico de cabelo e o que podemos usar ou não usar.

Necessidades dos tipos de cabelos cacheados

Muitas vezes, nosso cabelo, seja liso ou cacheado, está opaco e quebradiço e partimos para a hidratação dos fios. Mas nem sempre é apenas de um creme hidratante que ele precisa, já que você pode estar usando outros produtos que não fazem bem para o seu tipo de cabelo. Para acabar com este problema, veja a seguir os tipos de cabelos cacheados e quais os cuidados necessários com cada um deles.

tipos-de-cabelos-cacheados

Estrutura das ondas formadas pelos fios é que diferencia os cabelos cacheados. Foto: Shutterstock

Numeração indica tipos de cabelos cacheados

Para classificar os tipos de cabelos cacheados, é comum usar a numeração: 2 para cabelos ondulados, 3 para cabelos cacheados soltos, e 4 para cabelos crespos. Confira:

Tipo 4 – Cabelos crespos

O tipo 4 se refere aos cabelos crespos ou muito crespos, com uma visível onda padrão. Esse tipo de cabelo é muito fino, muito bem enrolado e muito, muito frágil. Isso porque possui menos camadas de cutícula do que qualquer outro tipo de cabelo.

Isso significa que ele tem menor proteção natural contra os danos causados por pentear, escovar, alisar e demais procedimentos. A grande característica dos cabelos crespos do tipo 4 é que eles podem encolher até 75% do comprimento do cabelo real.

Como cuidar? Use cremes, pomadas e óleos específicos que ajudam a mantê-los hidratados. Um dos principais cuidados com o cabelo crespo é na hora de pentear, por isso, procure penteá-lo no banho: passe o condicionador e use um pente para desembaraçar.

O melhor método para secar é o natural, mas se você não dispensa o secador, procure usar o difusor, que pode trazer um melhor resultado. Para reduzir os nós pela manhã, procure usar uma fronha de cetim ou envolva o cabelo em uma touca do mesmo tecido.

Tipo 3 – Cabelos encaracolados

Este tipo de cabelo já possui ondas mais largas e bem definidas, em formato de S. Os cachos são elásticos e suaves ao toque. Nesta categoria, existem muitos outros subtipos, que dependem do tamanho dos cachos. Mas apesar de diferentes estes tipos de cabelos cacheados possuem os mesmos cuidados.

Como cuidar? Use cremes que ofereçam umidade e definição de cachos, mas lembre-se: não use em excesso para não prejudicar os fios. A quantidade ideal é o tamanho de uma moeda. Para secar o cabelo encaracolado, é melhor ser naturalmente ou com o auxílio do difusor.

Quando os seus cachos estiverem secos, esfregue um pouco de pomada em suas mãos e alise suavemente nos fios para evitar o frizz. Não use a escova ou o pente em seus cachos secos, procure fazer isso no banho ou usando um pouco de creme para pentear.

Tipo 2 – Cabelos ondulados

As ondas são mais largas do que outros tipos de cabelos cacheados. Geralmente, quem tem cabelo encaracolado possui o cabelo mais liso na raiz, mas isso não é regra. Eles podem ser com fios grossos ou mais finos e o frizz é um dos maiores problemas.

Como cuidar? Use produtos mais leves, como mousses ou leave in que aumentam cachos, mas que não pesam.  Do mesmo modo que outros tipos de cabelo, procure não escovar seus cachos quando estão totalmente secos, por isso, use um produto para facilitar e evitar o rompimento dos fios.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!