Cabelos

Pente de madeira: como escolher o modelo e quais os benefícios

Por Redação Doutíssima 05/07/2015

Um pente de madeira pode ser a maneira mais eficaz para desembaraçar o cabelo. Normalmente, as pessoas preferem os pentes de plástico em razão do custo reduzido, mas saiba que os de madeira têm a vantagem de durar mais tempo do que outros tipos se forem adequadamente cuidados.

 

Qual é o melhor tipo de pente de madeira?

Assim como pentes de plástico, os de madeira podem ser encontrados de diversas formas e tamanhos. Porém, é claro que a escolha deve ser feita conforme seu tipo de cabelo.

pente de madeira

Pentes feitos de madeira podem ajudar a controlar o frizz nos fios de cabelo. Foto: iStock, Getty Images

Para quem tem cabelos cacheados, a melhor opção são aqueles com dentes mais largos, que não afetam a forma dos cachos e trazem outros benefícios.

Para quem possui cabelos mais lisos, é possível encontrar um pente de madeira específico, com dentes mais juntos e que facilitam o desembaraço. Quando os cabelos são longos, uma boa opção são as escovas feitas de madeira, bastante eficazes e práticas.

 

Benefícios do pente de madeira

Afinal, qual a diferença entre um pente comum e um de madeira? Além da durabilidade, o feito com madeira é ecologicamente correto – todos conhecem os perigos de produtos plásticos para o meio ambiente. Por isso, vale a pena utilizar o mínimo de produtos possíveis feitos com esse material.

 

Além disso, a madeira pode ser muito benéfica para a saúde dos fios. Veja algumas das principais razões pelas quais você deve optar por um pente de madeira:

 

1. Suavidade

Os pentes de madeira são suaves e polidos, e dão uma sensação muito mais agradável do que aqueles produzidos em plástico ou metal. Caso você tenha o couro cabeludo sensível, com os de madeira é possível evitar a irritação ao raspá-lo no couro cabeludo.

 

2. Proteção

Os pentes de madeira impedem a quebra dos fios porque ajudam a distribuir o óleo do couro cabeludo pelos cabelos. Isso ainda evita que o couro cabeludo fique gorduroso e também garante a hidratação natural da raiz até as pontas.

 

3. Circulação sanguínea

Pentear regularmente com pente de madeira proporciona uma massagem no couro cabeludo e aumenta a circulação sanguínea, regulando assim a produção de sebo. Isso melhora a melanina do cabelo e acelera o crescimento.

 

4. Redução de frizz

Os pentes de plástico produzem energia estática, capaz de causar danos aos fios. Como a madeira não tem a propriedade de conduzir eletricidade, esse malefício em potencial é evitado.

Quem sofre com o frizz pode se beneficiar muito com o uso desse tipo de material, principalmente se tiver cabelo cacheado ou encaracolado – conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o frizz é uma das reclamações mais recorrentes das mulheres.

5. Limpeza

Não bastasse prevenir a ocorrência do frizz por não produzir eletrostática, o pente feito de madeira também possui outra grande vantagem em relação aos de plástico. É que a eletricidade nos fios atrai partículas de poluição do ar, sendo capaz de deixar o cabelo com um aspecto sujo e pegajoso.

 

Se você está convencida a comprar um pente de madeira e quer fazê-lo durar bastante, limpe-o regularmente. Além disso, jamais use água para limpá-los – prefira óleos naturais, como o óleo de jojoba. Com esses pequenos cuidados, será possível conservar esse acessório, e ele se tornará indispensável para você.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!