Dica do Nutricionista

Óleo de peixe: conheça 6 benefícios para a sua saúde

Por Redação Doutíssima 21/08/2015

O óleo de peixe fornece uma gordura muito benéfica para o organismo: o ômega 3. No entanto, o consumo adequado desse ácido graxo não é fácil, pois a maior concentração nutritiva dessa substância está nos peixes que vivem em água frias. A solução para ingerir a quantidade ideal e obter todos os benefícios pode estar em pequenas cápsulas.

De onde vem o óleo de peixe

Os suplementos ou cápsulas de óleo de peixe são feitos a partir de animais pescados em águas frias e profundas, segundo a nutricionista Francine Cagol. A alimentação natural desse tipo de animal é que contribui para propriedades tão benéficas para a saúde.

oleo de peixe

Suplemento com óleo proveniente do peixe é uma alternativa para consumir ômega 3. Foto: iStock, Getty Images

Atum, salmão, sardinha, arenque, cavala e fígado de bacalhau são as fontes para a produção do óleo vendido como suplemento. Normalmente, as cápsulas contêm uma pequena quantidade de vitamina E para conservar melhor o produto. Há ainda versões que combinam cálcio, ferro e vitaminas A, B1, B2, B3, D ou C no produto.

Há evidências de que esse ácido graxo poli-insaturado reduz a quantidade de triglicérides e ainda ajuda a prevenir problemas de coração e reduzir as chances de um acidente vascular.

Mesmo sendo benéfico, o óleo de peixe não pode ser consumido em excesso. A nutricionista recomenda que a dose diária não passe de três gramas. Em grande quantidade, esse suplemento pode comprometer a ação do sistema imunológico, reduzindo a capacidade do organismo em combater infecções.

Há ainda outras contraindicações. Esse suplemento atrapalha na absorção de medicamentos da quimioterapia, podendo comprometer os resultados do tratamento. Quem deseja consumir o suplemento precisa consultar um especialista antes de incluí-lo na dieta.

 Fortissima- óleo de peixe

Benefícios do óleo de peixe na alimentação

1. Controle do colesterol

oleo de peixe

Óleo rico em ômega 3 e outros nutrientes ajuda a combater o colesterol ruim no sangue. Foto: Shutterstock

O consumo diário da dose adequada desse óleo ajuda a melhorar os níveis de HDL (bom) e LDL (ruim) no sangue.

2. Promove ossos mais saudáveis

oleo de peixe

O enfraquecimento dos ossos pode ser combatido com o consumo de óleos poli-insaturados. Foto: Shutterstock

 Mulheres na menopausa perdem bastante massa óssea, que deixa os ossos mais finos, porosos e fracos, podendo levar a osteoporose. Estudos foram capazes de relacionar o consumo de óleos poli-insaturados de cadeia longa (como o de peixe) na manutenção da densidade óssea.

3. Comida para o cérebro

oleo de peixe

A gordura do peixe é uma substância essencial para prevenir depressão e outros problemas. Foto: Shutterstock

O peixe é considerado um alimento para o cérebro e isso por que, segundo a nutricionista, a gordura do animal ajuda a prevenir e melhorar a depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e reduzir os sintomas do Alzheimer.  

4. Melhora a pele e os cabelos

oleo de peixe

O crescimento do cabelo pode ser beneficiado com o consumo da gordura do peixe. Foto: Shutterstock

O óleo de peixe estimula a produção de colágeno e interfere positivamente nas células da pele e dos cabelos, impedindo a queda e ainda promovendo um crescimento mais saudável dos fios.

5. Melhora os sintomas da menstruação

oleo de peixe

Suplemento feito com gordura do peixe pode ajudar a minimizar incômodos da menstruação. Foto: Shutterstock

Mulheres podem se beneficiar desse suplemento para prevenir incômodos no período menstrual, incluindo o desconforto nos seios.

6. Protege a visão

oleo de peixe

A saúde dos olhos pode ser beneficiada com o consumo ideal de óleo rico em ômega 3. Foto: Shutterstock

Estudiosos do Canadá identificaram que uma dieta com a quantidade adequada de óleo de peixe previne contra problemas de degeneração da visão causados pelo avanço da idade.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!