Dica do Nutricionista

Iogurte integral emagrece e está presente em várias dietas

Por Redação Doutíssima 04/11/2014

Um alimento que ajuda a emagrecer, é versátil no sabor, melhora o trânsito intestinal, reforça a imunidade e ainda ajuda a deixar a pele mais bonita e saudável. Parece milagre, mas este alimento existe e está mais próximo de você do que imagina. Estamos falando do iogurte integral!

iogurte-integral

Bebida tem diversos benefícios e deve ser consumida sempre. Foto: iStock, Getty Images

O poder de regular o intestino é a sua propriedade mais conhecida, mas a sua adaptabilidade em diversos tipos de dieta e seus muitos benefícios ganham cada vez mais consumidores.

Como é produzido o iogurte integral?

O iogurte integral é produzido a partir do leite fermentado, acrescido de lactobacilos. Assim, mantém os benefícios do leite e agrega outras vantagens.

No processo de fabricação do iogurte, a lactose (um tipo de açúcar presente no leite) é a fonte de energia que os micro-organismos utilizam para se multiplicarem. Aí se forma o ácido láctico, que diminui a acidez do intestino e inibe o trabalho de agentes nocivos à saúde.

Com isso, os lactobacilos, que são “bactérias do bem”, chegam vivos ao intestino e podem se proliferar, promovendo uma série de benefícios ao organismo.

Iogurte integral para emagrecer

O iogurte integral natural possui sabor levemente azedinho, podendo ser combinado a doces ou salgados. A combinação com frutas é a mais aceita, acrescentando ainda mais vitaminas ao produto.

Há quem goste de acrescentar umas gotas de adoçante ou açúcar mascavo e um pouco de canela, que é termogênica (aumenta a temperatura corporal acelerando o metabolismo) e auxilia na dieta de emagrecimento.

O iogurte é rico em proteínas magras que ajudam na renovação dos tecidos e na estrutura muscular, além da produção de hormônios, enzimas e anticorpos, beneficiando naturalmente a beleza da pele.

É um item excelente para as dietas de emagrecimento, pois tem baixo teor calórico, engana bem a fome e substitui lanches como pães, bolachas e outros tipos de alimentos ricos em carboidratos, que detonam qualquer dieta.

Alguns estudos ainda relacionam o consumo diário adequado de cálcio ao emagrecimento. Sendo o iogurte umas das principais fontes deste mineral, seu consumo é indicado para ajudar nas dietas de controle de peso, tanto de adultos como de crianças. Outros nutrientes importantíssimos para uma dieta saudável também estão presentes no iogurte integral.

Outros benefícios da bebida

O iogurte possui boa quantidade de vitamina A que atua na construção de novos tecidos, sendo importante para a pele, tratamento da acne e para a visão. As vitaminas do complexo B, também presentes neste alimento, participam do processamento dos carboidratos, lipídios e proteínas.

São fundamentais na produção de energia, dos neurotransmissores e funções neurológicas. O iogurte ainda é uma rica fonte de potássio, niacina, riboflavina, fósforo e ácido fólico.

Com 10 vezes mais ácido fólico que o leite comum, o iogurte é um alimento importante para as gestantes, pois este ácido é indicado para prevenir a má formação do bebê. A vitamina também reduz o risco de doenças psiquiátricas e cardíacas.

O alimento ainda está relacionado ao nosso bom humor. O intestino é responsável por praticamente toda a produção de serotonina e, com seu bom funcionamento, as chances de melhorar o humor e o bem estar são muito maiores.