Exercícios

Avaliação antropométrica: entenda como funciona e para que serve

Por Redação Doutíssima 23/08/2015

Quando você começa em uma nova academia ou faz uma consulta em um nutricionista, é mais do que normal realizar avaliação antropométrica. Esse passo é fundamental para medir seus resultados. A antropometria é usada para avaliar tamanho, forma e composição do corpo.

Os métodos mais comuns para coletar as medidas são IMC, relação cintura-quadril, teste da prega de pele e impedância bioelétrica.

avaliacao antropometrica

Técnicas de antropometria são úteis para verificar a condição de saúde do paciente. Foto: Shutterstock

 

O que é a avaliação antropométrica?

Esse termo refere-se a medições comparativas do corpo. A avaliação antropométrica é utilizada principalmente por nutricionistas. No caso dos adultos, geralmente incluem altura, peso, índice de massa corporal (IMC), relação cintura-quadril e porcentagem de gordura corporal.

 

Tais medidas mudam bastante ao longo do tempo. Normalmente, também são influenciadas por nutrição, condições socioeconômicas, trabalho, atividades diárias e período de medição. Além disso, fatores como DNA e genes também interferem bastante em estudos de antropometria.

 

As pessoas devem atualizar esses dados com regularidade. Comparando-os entre si e com padrões de referência, é possível avaliar o estado de peso e o risco de doenças. As medidas antropométricas exigem técnicas de medição precisas para serem válidas, e por isso devem ser realizadas por profissionais.

 

Principais métodos da antropometria

Há várias maneiras de medir o corpo humano. Normalmente para isso são necessárias algumas ferramentas específicas, e por isso é preciso fazer as medições no consultório de médicos, nutricionistas ou profissionais de educação física. Por exemplo, para determinar o IMC de uma pessoa são indispensáveis medidas de peso e altura.

 

A medição das dobras cutâneas é um outro método utilizado – elas podem dar uma estimativa da composição corporal. Para fazê-la, é usada uma ferramenta conhecida como adipômetro, ou compasso de dobras cutâneas. Segundo especialistas, a partir da somatória das dobras é possível identificar o percentual de gordura no corpo.

Essa técnica é semelhante à da circunferência corporal – na qual as circunferências de abdômen, tórax ou quadril são capazes de dar uma ideia da quantidade de gordura corporal e sua distribuição.

          

Já a bioimpedância é outra maneira de fazer a avaliação antropométrica. Ela usa uma corrente elétrica de baixa intensidade para medir a resistência corporal total e avaliar a quantidade de água corporal total, percentual de gordura e massa magra corporal.

 

Importância da avaliação antropométrica

A avaliação antropométrica é útil em muitos campos. Por exemplo, para os atletas, o tamanho e a composição corporal são fatores importantes para o desempenho esportivo. Treinadores também costumam usar essas medidas para monitorar o corpo deles e garantir que fiquem em sua melhor forma física.

 

Além disso, profissionais de saúde dependem dessas medidas para avaliar a saúde geral do paciente. O índice de massa corporal, ou IMC, é uma medida da relação de peso e altura, sendo utilizado para determinar se a pessoa está abaixo do peso, com sobrepeso ou obesa

A obesidade está associada a doenças crônicas, como as cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer, sendo assim possível preveni-las.

Essas medições também podem ser utilizadas para determinar a prevalência de desnutrição e avaliar a necessidade de apoio nutricional.

Por exemplo, um estudo da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, publicado na Revista Paulista de Pediatria, concluiu que a medição da circunferência do pescoço é uma ferramenta útil para a detecção da resistência à insulina e alterações nos indicadores de síndrome metabólica em adolescentes.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!