Motivação

Como pedir aumento na crise: confira 10 dicas para se dar bem

Por Redação Doutíssima 31/08/2015

Saber como pedir aumento é fundamental para uma carreira de sucesso. A questão não é apenas o dinheiro e envolve também respeito entre empresa e funcionário, posicionamento de ambas as partes, conhecimento e reconhecimento.

Momento certo de pedir aumento

Uma das maiores dúvidas sobre engordar o salário é quando é o momento certo. Há pessoas que acham que é a cada ano, outras acreditam que é quando se obtém um certificado de uma qualificação.

como pedir aumento

Para pedir um aumento, conhecer os parâmetros de salário no mercado é importante. Foto:iStock, Getty Images

Segundo Elisabete Roth, coach e consultora de Gestão em Pessoas, o momento certo é quando você conhece suas competências, entrega valor para a empresa, sabe que pode ser melhor remunerado, mas sente que não está sento reconhecido.

Dicas de como pedir aumento e se dar bem

Elisabete ensina alguns truques que podem ajudar nesse momento que tem possibilidades de tensão:

– Avalie se a sua performance está de acordo com o trabalho esperado

– Conheça os parâmetros de salário do mercado

– Saiba se a empresa tem condições de dar o aumento

– Tenha uma relação transparente com o seu superior e saiba o que é preciso saber ou fazer para ganhar mais

– Evidencie os seus esforços e as razões pelas quais acredita que merece um aumento

– Seja positivo e esteja aberto a negociação

 

Há também as recomendações do que não fazer:

 

– Não imponha seu desejo sem dar argumentos

– Não minta que tem outra proposta melhor se não tiver

– Não prometa que vai mudar ou melhorar se não poderá cumprir

– Não faça ameaças, isso pode sujar a imagem de bom funcionário

Antes mesmo de pedir um aumento

A remuneração financeira, apesar de fundamental, não é a parte principal de uma carreira de sucesso. Outros aspectos estão envolvidos.

A coach afirma que conhecer-se bem e entender suas competências e habilidades são essenciais para saber onde quer chegar, seja no nível salarial, posição ou tipo de trabalho. Depois de identificar os desejos, é hora de se dedicar.

“Praticando os conhecimentos, é possível obter habilidade no que faz”, ensina a especialista. Ela estimula a se desenvolver para ser o melhor que há.

Outro ponto importante antes de pedir aumento é saber se o mercado onde você está inserido condiz com a faixa salarial desejada. “A pessoa precisa saber as reais possibilidades de ganhos no que faz”, explica.

Pedir aumento exige, na maioria das vezes, coragem e determinação. Mas nem sempre a empresa pode ou é capaz de reconhecer o que você realmente merece como gratificação pelo seu trabalho.

Ter um aumento negado ou negociado abaixo do que você espera é uma possibilidade que não depende apenas do seu desempenho. Elisabete afirma que para não perder a motivação, é preciso saber quais as chances de se desenvolver dentro da empresa e trabalhar para isso.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!