Receitas

Experimente preparar caponata de berinjela para o antepasto

Por Redação Doutíssima 08/09/2015

A caponata de berinjela é um autêntico prato italiano. Além de muito versátil, essa combinação de ingredientes e temperos adiciona muito sabor à berinjela, que ao natural possui um sabor amargo e uma textura esponjosa. Quer mais um motivo para amar essa receita? Ela faz muito bem à saúde.

 

Caponata: receita que faz bem para a saúde

A caponata é um prato bastante tradicional na região da Sicília, Itália, e é muito usado durante os dias mais quentes de verão naquele país.

caponata

Prato tradicional que leva berinjela é uma opção versátil e com equilíbrio de sabores. Foto: iStock, Getty Images

Por outro lado, a berinjela fresca, quando combinada com tomates ainda mais frescos, a torna o prato protagonista de uma refeição deliciosa – ou, no mínimo, um excelente acompanhamento para carnes cozidas, peixe e pão fresco e crocante. Geralmente, ela é servida fria, mas não é raro encontrar quem a sirva também aquecida.

 

Esse prato possui uma história milenar. Quando os árabes desembarcaram na região e começaram a conquistar a Sicília, deixaram para a posteridade alguns produtos e costumes típicos, que se refletem até hoje na cozinha siciliana.

Um desses produtos foi a berinjela, que foi uma novidade porque até então era desconhecida dos italianos dessa área. Quanto à palavra caponata, muitos indicam que ela deriva de “capone”, nome de um peixe que era servido à aristocracia e temperado com molho agridoce.

 

Não se trata apenas de história, já que essa receita também é capaz de fazer muito bem à saúde. As berinjelas contêm fibra, potássio, vitamina B-6 e fitonutrientes, que podem ajudar na saúde do coração.

De acordo com o American Journal of Clinical Nutrition, comer alimentos que tenham flavonoides significa um menor índice de risco de mortalidade por doença cardíaca.

Pesquisadores locais italianos, da Universidade de Palermo, também fizeram observações nesse sentido e concluíram que a dieta siciliana parece ter um papel fundamental na prevenção de doenças relacionadas à idade.

 

Como fazer uma caponata de berinjela

Há várias receitas possíveis para esse tradicional prato siciliano, sendo que algumas incluem alcachofras ou pimentas doces. Como os ingredientes da caponata são consumidos de uma forma muito básica, quase ao natural, é preciso ter bastante cuidado na hora de escolhê-los.

Além disso, um dos componentes mais importantes do sabor é o equilíbrio perfeito entre doce e azedo – ou seja, fique bastante atento para não deixar seu preparo excessivamente doce ou muito azedo.

 

Veja como fazer uma receita de caponata de berinjela:

 

Ingredientes:

– 3 berinjelas picadas em cubos

– 1 pimentão vermelho

– 1 pimentão amarelo

– 1 pimentão verde

– 2 cebolas médias em rodelas

– 1 xícara (chá) de uvas passas

– ½ copo de vinagre

– ½ copo de azeite

– ½ copo de água

– Temperos e sal a gosto

 

Modo de preparo:

De início, coloque os cubos de berinjela de molho em uma água com sal e vinagre, deixando-os assim por cerca de 15 minutos. Após, escorra e reserve.

Depois, corte os pimentões e a cebola em cubos, e misture-os com azeite e temperos a gosto, adicionando a berinjela. Leve ao forno médio por cerca de uma hora. Misture as passas e sirva como desejar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!