Nutrição > Receitas

Aprenda 2 receitas de antepastos para servir como entrada

Por Redação Fortíssima 26/01/2016

Antes da refeição principal, algumas iguarias são servidas. Essa é uma tradição italiana que já se tornou comum em diversos restaurantes, quando saladas e aperitivos são oferecidos com o nome de antepastos.

A nomenclatura, antes exclusiva, acabou sendo utilizada ao redor do mundo e hoje já serve para chamar o primeiro prato de um buffet. Em geral, eles são compostos por azeitonas, ovos de codorna, pepperoni, carnes curadas, queijos, pimentões e cogumelos.

Esses aperitivos costumam ser servidos ainda com fatias de pão e azeite de oliva. Já deu água na boca só de pensar? Saiba como preparar alguns pratos de degustação antes do seu jantar.

Antepastos preparam o paladar

Na Sicília, um dos prováveis lugares onde se originou o antepasto, o principal prato servido antes dos jantares era preparado com berinjelas, tomates, pimentões, alho e cebolas, refogados com azeite. Vinagre, ervas e outros ingredientes compõem ainda a receita, que é ideal para acompanhar massas ou peixes.

Receita de antepasto de berinjela

Ingredientes

2 berinjelas médias descascadas e picadas

10 dentes de alho amassados com sal

1 cebola média picada

1 pimentão verde picado

1 pimentão amarelo picado

1 pimentão vermelho picado

1 tomate picado

Tempero verde picado

Azeitonas picadas a gosto

Pimenta do reino

Sal

Azeite de oliva a gosto

100 ml de água e 50 ml de vinagre para cozinhar a berinjela

Modo de preparo

Descasque e corte a berinjela em pequenos pedaços, colocando de molho em um litro de água com sal. Coloque o alho no azeite e doure. Refogue a berinjela sem a água, tirando todo o líquido depois – pode espremê-la. Insira o vinagre e a água, misturando em fogo baixo e tampando a panela. Mexa até que fique macia.

Ponha os tomates, a cebola, os pimentões e a azeitona bem picados, deixando cozinhar por cinco minutos. Desligue o fogo e ponha mais azeite, temperando com a pimenta do reino. Sirva com pães.

Molhos servidos como antepastos

Os antepastos costumam ser saladas e legumes servidos com pães, mas os molhos também desempenham papel importante nessa prévia de refeições. São eles quem abrem o paladar e são capazes de realçar o sabor da comida.

Um dos mais tradicionais molhos servidos com os antepastos é o pesto. De origem italiana, ele geralmente é feito com folhas de manjericão, queijo, alho e sal. Todos os ingredientes devem ser moídos, sendo essa a diferença que dá o nome ao molho. Pesto vem de pestare, que significa moer, em italiano.

antepastos-doutissima-shutterstock

O molho pesto pode ser servido com pães. Foto: Shutterstock

Molho pesto

Ingredientes

50 gramas de folhas de manjericão fresco

100 ml de azeite de oliva extra virgem

6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de queijo pecorino ralado

1 colher de sopa de pinoli

Modo de preparo

Limpe bem as folhas de manjericão com um pano úmido e deixe-as secar. Ponha todos os ingredientes, menos o queijo, no liquidificador. Bata tudo até que vire um líquido cremoso. Depois, adicione o queijo e mexa até que tudo fique misturado.

Coloque o molho em um recipiente bem fechado e deixe na geladeira por três dias antes de consumir. Ao servir, coloque uma fina camada do azeite de oliva. Use-o como acompanhamento de antepastos com saladas, pães, peixes, carne ou massas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!