Nutrição > Receitas

Aprenda a fazer uma receita de coxinha de batata-doce

Por Redação Fortíssima 07/03/2016

Um dos dilemas de quem está de dieta é ficar longe de lanches e guloseimas. A boa notícia é que você não precisa levar isso ao pé da letra, já que muitas receitas podem ser adaptadas para uma versão mais saudável – e menos calórica. A coxinha de batata-doce, por exemplo, pode ser tão gostosa quanto a tradicional e ainda trazer uma série de benefícios.

Batata-doce: o carboidrato amigo da dieta

A batata-doce é um alimento rico em nutrientes que podem ajudar na manutenção de uma alimentação mais saudável. Em tamanho médio, ela supre todas as suas necessidades diárias de vitamina A, bem como grande quantidade de fibras e potássio. Embora seja um carboidrato, é considerada um alimento de baixo índice glicêmico.

As fibras da batata doce fazem uma grande diferença. Estudos têm mostrado que diabéticos do tipo 1 que consomem dietas ricas em fibras têm níveis sanguíneos mais baixos de glicose e diabéticos tipo 2 podem melhorar o açúcar no sangue, os lipídios e os níveis de insulina.

Esse tipo de batata é ainda uma excelente fonte de manganês, de acordo com o Instituto Linus Pauling, dos Estados Unidos. Trata-se de um composto ajuda o corpo a metabolizar os carboidratos. É capaz até mesmo de estabilizar seu apetite.

Como se isso não fosse suficiente, ela possui ainda o chamado amido resistente. Esse elemento auxilia na redução dos riscos de obesidade, conforme um estudo publicado na Biomedical and Environmental Sciences.

Também uma grande fonte de vitaminas B6, ela pode ajudar a quebrar a homocisteína. Segundo a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, essa substância contribui bastante para o endurecimento de vasos sanguíneos e artérias.

coxinha de batata doce

O sabor permanece, mas de maneira mais saudável. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar a coxinha de batata-doce

Para ter todos esses benefícios, basta incluir a batata-doce em seu cardápio habitual. Uma das receitas mais fáceis e gostosas com o alimento é uma versão mais saudável da famosa coxinha de galinha. É possível usá-la para seu lanche ou mesmo como pré-treino. 

Receita de coxinha de batata-doce

Ingredientes

500g de batata-doce cozida, amassada e fria

1 gema e 1 clara

1 colher (sopa) de salsa picada

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

2 colheres (sopa) de amido de milho

350g de frango cozido, desfiado e temperado a gosto

500g de farinha de linhaça

Modo de preparo

Misture a batata-doce, a gema, a salsa picada e o sal com a pimenta do reino a gosto até formar uma massa homogênea. Adicione o amido de milho e misture até que ele se incorpore à massa. Separe pequenas porções e faça bolinhas. Coloque na palma de sua mão e pressione levemente.

Adicione uma porção do recheio e modele até ficar com o formato da coxinha. Para empanar, passe pela clara de ovo e pela farinha de linhaça. Distribua as coxinhas em uma assadeira. Leve ao forno por 15 minutos ou até dourar.

E aí, o que achou da receita? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!