Cabelos

Black power: veja dicas para investir nesse cabelo estiloso

Por Redação Doutíssima 09/09/2015

O cabelo liso ainda pode ser uma opção para muitas mulheres, mas, ao que tudo indica, ele não é mais uma obsessão. Inspirado em personalidades que assumiram os crespos, como Taís Araújo e Lupita Nyong’o, o público feminino também resolveu aderir ao black power: um look poderoso e charmoso.

O black power é definitivamente um dos visuais mais marcantes da cultura afro. O penteado estourou nos Estados Unidos por volta dos anos 70, tomando conta das grandes metrópoles do mundo. Até hoje, ele representa um visual alternativo ideal para homens e mulheres de atitude.

black power - doutissima - shutterstock

Black power representa um visual alternativo para homens e mulheres de atitude. Foto: Shutterstock

 

Black power: como aderir?

Para conquistar um black power digno de celebridade, é importante tomar alguns cuidados específicos: do corte à finalização. É preciso considerar a estrutura do fio crespo antes de passar a tesoura nas madeixas, para que o resultado fique de acordo com o desejado.

Inicialmente, converse com o seu cabeleireiro para definir qual é o corte ideal para a criação do seu black power. As mulheres que desejam fios mais curtos podem apostar no corte em formato de gota, que cai bem nos rostos redondos e quadrados.

Já quem idealiza um black power bem poderoso, com bastante volume, tem a opção de investir em um corte com camadas mais longas. Ele é democrático e valoriza os fios afros, especialmente no caso das mulheres com um rosto oval.

Mas para assegurar uma aparência linda, não basta apenas aderir ao corte black power. Ele demanda vários cuidados posteriores, especialmente em relação à lavagem e hidratação. Esses aspecto são relevantes porque o fio crespo costuma ser mais oleoso na raiz e seco nas pontas.

Diante desse cenário, é importante escolher um shampoo e um condicionador específicos para o cabelo afro, pois eles contêm uma composição adequada para tratar essa estrutura de fio. No momento da lavagem, o ideal é manter a temperatura da água morna, pois a água quente pode ressecar o cabelo.

Em relação à hidratação, é importante fazer uma máscara – mesmo que em casa – no mínimo uma vez por semana.  Os fios com maior tendência ao frizz e absorção da umidade devem ser preferencialmente tratados com a finalidade de prevenir esses incômodos. Durante a semana, aplicar um creme sem enxágue após o banho também é uma alternativa.

Outro ponto de grande relevância em relação ao black power se refere à finalização dos penteados. Para criar uma estrutura bem definida, é possível lançar mão de produtos como pomada, leave-in, mousse ou ativador de cachos. A dica é aplicar o cosmético e apertar levemente os fios com as mãos.

Celebridades adeptas do black power

Se você está com vontade de assumir a juba, mas não tem a mínima noção de como segurar esse visual marcante, a dica é ficar de olho nas famosas. Várias atrizes decidiram tomar a frente e assumir o look afro, demonstrando todo o seu poder. Há opções para inspirar mulheres de diferentes estilos.

A atriz Lupita Nyong’o prefere o black power mais curto, sem tanto volume na cabeça. Já as brasileiras Taís Araújo e Sheron Menezzes preferem manter o cabelo um pouco mais texturizado e estruturado, chamando a atenção.

Solange Knowles, irmã da cantora Beyoncé é a mais ousada: ela tem o black power bem volumoso, com uma marca registrada.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!