Cabelos

Condicionador a seco reidrata o cabelo sem sobrecarregar

Por Redação Doutíssima 05/10/2015

Lavar os cabelos todos os dias não é prático, nem saudável para os fios. Foi pensando nisso que as marcas de cosméticos idealizaram o shampoo a seco, um produto em spray que absorve a oleosidade do fio, promovendo a limpeza sem água. Agora, com o intuito de prolongar a maciez e nutrir as madeixas, entra em cena o condicionador a seco.

 

Embora as propostas do shampoo e condicionador pareçam semelhantes, usar um seguido do outro não garante um efeito parecido com o da lavagem tradicional. A mistura só funciona no caso de mulheres com fios mistos: oleosos na raiz e secos nas pontas. Caso contrário, o efeito pode ser o aumento da oleosidade.

condicionador a seco

Condicionador que não precisa água promove hidratação, sem pesar os cabelos. Foto: iStock, Getty Images

 

Condicionador a seco: como usar?

O objetivo do condicionador a seco é nutrir as madeixas, tratando o aspecto fosco e ressecado nas pontas do cabelo. Por conter ativos hidratantes, o produto promete fios mais macios e brilhantes. Sua fórmula também ajuda a reter a umidade, prevenindo um aspecto muito pesado devido à reparação.

Para usufruir de todos os benefícios do condicionador a seco, é importante saber como usar o cosmético de forma correta. O ideal é reservar o produto para aquele dia em que o cabelo realmente acorda “sem jeito”. Ele é destinado às pontas extremamente ressecadas, devido a químicas ou colorações.

A aplicação é feita de forma simples. Basta dividir o cabelo em mechas, agitar bem o tubo do spray e aplicar nas pontas, mantendo uma distância de cerca de 30cm. Por fim, a orientação é escovar as madeixas para perceber o aspecto mais sedoso. Mas lembre-se de que o produto só pode ser utilizado em fios secos, nunca úmidos.

A grande diferença entre o condicionador a seco e outros óleos reparadores e leave-ins é que ele promete um efeito mais suave, sem deixar os fios muito texturizados e pesados. Outra vantagem sugerida é a proteção solar. Algumas marcas de cosméticos prometem produtos que, além de hidratar, formam uma camada protetora contra os raios UV.

Cuidados com o condicionador a seco

Esse condicionador surge como um aliado da beleza. Mas, sem alguns cuidados, ele pode se tornar um verdadeiro vilão. Inicialmente, lembre-se de que o produto não funciona da mesma forma que o shampoo a seco.

A função do condicionador não é limpar, mas sim hidratar. Por isso, quando usado em fios sujos, pode fazer com que fiquem com um aspecto ainda mais engordurado. Pelo mesmo motivo, nunca se deve aplicar o cosmético na raiz dos cabelos.

É preciso ter em mente, também, que o condicionador a seco complementa o mecanismo de ação do condicionador tradicional. Por isso, de forma alguma o cosmético substitui totalmente a lavagem dos fios. Evite usar o produto a seco diariamente.

Especialmente quem já usa o shampoo a seco, ao inserir o condicionador na rotina, precisa ter cuidado extra para que os fios não fiquem muito pesados. É preciso ter certa moderação na aplicação dos produtos, utilizando apenas a quantidade necessária para o volume do cabelo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!