Cabelos > Clínica Geral

Queda de cabelo na menopausa é normal, mas pode ser evitada

Por Redação Doutíssima 27/05/2014

Na medida em que a idade avança, é preciso que aprender a como lidar com as alterações de cabelo, sobretudo com relação à queda de cabelo na menopausa. É chegada uma fase da vida em que torna-se necessário primeiro saber os motivos pelos quais os fios padecem.

È importante tomar cuidados com a queda de cabelo na menopausa até mesmo em razão de o problema estar intimamente associado à feminilidade, ao estilo e à sensualidade de cada mulher. Além de todas as mudanças físicas as alterações de cabelo, também podem criar sentimentos de depressão, tristeza e levar elas a se sentirem menos atraentes.

Menopausa dá primeiros sinais com alterações capilares, como a queda de fios. Foto: Shutterstock

Menopausa dá primeiros sinais com alterações capilares, como a queda de fios. Foto: Shutterstock

Enfrente a queda de cabelo na menopausa

Na queda de cabelo na menopausa, o importante é saber lidar de forma inteligente com o problema. Para tanto, é possível adotar uma dieta alimentar equilibrada, preferindo alimentos que potencializem o crescimento do cabelo, como a carne (principalmente magra e de frango), fígado, peixe, legumes, feijão, abacate, cebolas, ovos, iogurtes, queijo cottage, cereais integrais, nozes, sementes, uvas passas, tâmaras, soja, tofu, óleo de canola e azeite de oliva.

O tratamento de substituição hormonal, à base de medicamentos orais, é uma das alternativas de terapia mais utilizadas na menopausa. Pode inclusive, ser adequada para atenuar sintomas como as alterações e a queda de cabelo na menopausa.

Entenda a queda de cabelo na menopausa

A menopausa dá os seus primeiros sinais com alterações capilares, sendo o enfraquecimento e a queda dos cabelos diretamente influenciados pelas alterações hormonais decorrentes deste processo.

A queda se relaciona com a diminuição da produção dos níveis de estrogênio, hormônio responsável por ajudar o cabelo a crescer mais depressa e a manter-se na cabeça durante mais tempo.

Via de regra, há em torno de 100 mil fios de cabelo que se mantêm na cabeça no período compreendido entre dois a seis anos. Eles continuam a crescer exceto durante a sua fase de descanso, que dura cerca de três meses. Nela, cabelo não cresce, mas quando regressa à sua fase de crescimento, os fios que estavam parados são empurrados pelos novos cabelos, o que resulta na queda de cabelo na menopausa.

Durante a menopausa, este processo natural é influenciado pelas alterações hormonais, seguido do enfraquecimento. Assim, a queda de cabelo é ainda maior. A queda acentuada está diretamente relacionada com a diminuição da produção de estrogênio, hormônio que atua no crescimento capilar e sua saúde.

A partir disso, aumentam os níveis de androgênio que, ao forçarem os folículos a entrarem na fase de descanso mais cedo do que o habitual, contribuem para o enfraquecimento gradual do cabelo novo que vai crescer. Este hormônio é responsável pelo encolhimento dos folículos pilosos, o que leva à queda de cabelo na menopausa.

Queda ou excesso

As alterações de cabelo durante a menopausa podem manifestar-se principalmente de duas formas: queda de cabelo ou excesso de cabelo. Ambas são o resultado direto das mudanças e desequilíbrios hormonais que caracterizam a menopausa.

A situação mais comum nas mulheres menopáusicas é o enfraquecimento ou queda de cabelo. Por outro lado, o excesso de cabelo (hirsutismo) se manifesta através do crescimento excessivo de pelos, principalmente no rosto: queixo, buço e maçãs do rosto.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dúvida do leitor: excesso de saliva na gravidez é normal? Como tratar? 

Entenda o que pode causar a gravidez ectópica e quais os principais sintomas

Terapia hormonal da menopausa

Como controlar os sintomas da menopausa

Conheça as principais causas da infertilidade feminina

7 perguntas e respostas sobre a infertilidade

Conheça os 4 hormônios do ciclo menstrual