Qualidade de vida

Veja dicas de organização e otimize os espaços dos armários

Por Redação Doutíssima 09/09/2015

Com a troca das estações, também é preciso estar atenta às necessidades do dia a dia. Algumas dicas de organização são muito bem-vindas para guardar as roupas pesadas de inverno e deixar mais acessíveis os tecidos leves de verão.

 

Dicas de organização melhoram a vida

Manter a casa organizada não é apenas uma questão de otimizar espaços. O acúmulo de objetos e a falta de ordem para a disposição deles podem ter impactos muito mais profundos no dia a dia, inclusive na saúde.

dicas de organizacao

Organização das roupas e de outros itens pode ser uma ótima forma de otimizar o dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

Segundo um estudo publicado na revista Psychological Science, o acúmulo de objetos desorganizados gera estresse no cérebro. Isso resulta em ativação de mecanismos para enfrentar situações ruins, como optar por um chocolate ao invés de um fruta ou comer muito para compensar o desconforto.

A organização é importante também em outros aspectos da vida. Quem projeta metas de curto prazo para suas atividades físicas e as segue, por exemplo, está mais propenso a ser mais saudável. Ao determinar e acompanhar o progresso, as pessoas ficam mais motivadas a continuar. É a rotina organizada beneficiando a saúde.

Dicas de organização para a sua casa

1. Separe roupas de frio

dicas de organizacao

Para manter o armário organizado para o verão, é preciso separar as peças de inverno. Foto: Shutterstock

O primeiro passo das dicas de organização na troca de estação é separar as peças de roupa que não serão úteis na temperatura que está por vir. Casacos grossos não servem para dias de verão, então não precisam ficar dispostos e com fácil acesso durantes os meses de calor.

2. Doe o que você não quer mais

dicas de organizacao

Doar as peças de roupa que não combinam mais com o seu estilo é uma excelente escolha. Foto: Shutterstock

Separe tudo aquilo que não vai precisar. Antes mesmo de começar a guardar, avalie se você realmente usou os itens selecionados e se eles combinam com seu estilo. O acúmulo de peças contribui para a bagunça, então doe ou encontre outro propósito para aquilo que você não quer mais.

3. Limpe as peças antes de guardar

dicas de organizacao

Para evitar o aparecimento de mofo, é importante limpar as roupas antes de guardar. Foto: Shutterstock

Antes de guardar, certifique-se de que as peças estão limpas. Use sacos de TNT ou algum outro tecido que permita que tudo respire. Sacos plásticos impedem a troca do ar ao redor, fazendo com que se crie mofo e cheiros que podem deteriorar as roupas, então não são ideais.

4. Dobre as roupas de frio

dicas de organizacao

Uma forma de evitar o uso do ferro de passar no inverno é guardar as roupas dobradas. Foto: Shutterstock

Dobre as roupas de uma maneira que não fiquem amassadas. Sem esse cuidado, você vai precisar do ferro de passar assim que o próximo inverno chegar. Essas peças podem ser guardas em uma prateleira alta do armário, um baú ou outro local onde não causarão transtorno.

5. Repense a disposição

dicas de organizacao

Para aproveitar todos os espaços do armário, é preciso repensar a disposição das roupas. Foto: Shutterstock

As peças de verão ocupam menos espaço, já que são de tecidos leves e pouco volumosos. Ainda assim, não se empolgue com o espaço que pareceu surgir do nada no armário. Repense a disposição dos itens e acredite: menos é mais.

6. Escolha cabides parecidos

dicas de organizacao

Uma maneira de manter a organização e a praticidade é o uso de cabides parecidos. Foto: Shutterstock

Ter todos os cabides iguais ajuda a manter um visual clean e é uma dica de organização muito preciosa. Já nas prateleiras, não faça pilhas muito grandes. Se quiser manter um local fixo, você pode usar adesivos para identificar onde devem ficar camisetas, calças, roupas de ginástica e outros.

7. Não esqueça dos sapatos

dicas de organizacao

Ao organizar o armário, os sapatos exigem cuidados que ajudam a aumentar o tempo de vida. Foto: Shutterstock

Sapatos devem ficar sempre ao alcance do olhar: assim você consegue avaliar melhor qual combina mais com a ocasião e o look que você escolheu. Limpá-los sempre após o uso aumenta o tempo de vida dos companheiros dos seus pés.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!