Exercícios

Sedentarismo e obesidade: mexa o corpo e combata essa dupla

Por Redação Doutíssima 19/06/2015

Sedentarismo e obesidade são questões de saúde pública nas sociedades modernas. A epidemia mundial de excesso de peso ocorre em razão do desequilíbrio entre atividade física e consumo de calorias na dieta. Essa combinação de falta de exercícios com uma alimentação pouco saudável aumenta significativamente o risco de doenças cardiovasculares.

 

Sedentarismo e obesidade na infância

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de dois milhões de mortes por ano são atribuídas à inatividade física. Essa alarmante estatística levou a OMS a emitir um aviso de que uma vida sedentária pode estar entre as 10 principais causas de morte e incapacidade no mundo.

sedentarismo e obesidade

Ficar muitas horas em frente ao computador pode aumentar as chances de obesidade. Foto: iStock, Getty Images

Porém, novas pesquisas trazem dados ainda mais preocupantes referentes ao sedentarismo e obesidade ainda na infância.

 

Em 1998, a OMS declarou que problemas de obesidade infantil são uma epidemia global, já que mais de 22 milhões de crianças com idade inferior a cinco anos apresentam excesso de peso. No Brasil, esse problema quase dobrou nos últimos 10 anos – estima-se que cerca de 15% das crianças brasileiras estejam com algum grau de obesidade.

 

O motivo por trás desse aumento nos casos de sedentarismo e obesidade pode estar em hábitos muito comuns nos dias de hoje. Além de uma alimentação pouco saudável, uma pesquisa conduzida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, aponta que uma das razões talvez seja o fato de ficar muitas horas em frente à TV ou ao computador.

Há evidências de que muito tempo em uma mesma posição, principalmente sentada, aumenta o risco das pessoas se tornarem obesas e, consequentemente, mais suscetíveis a doenças crônicas e morte prematura.

 

Como combater o sedentarismo e obesidade

O exercício físico regular é capaz de reduzir significativamente o peso corporal sem qualquer restrição calórica na dieta em indivíduos com sobrepeso. O aumento do gasto energético parece ser determinante – e o ponto mais importante – no sucesso da perda de peso induzida pelo exercício.

 

No entanto, a abordagem ideal em programas de redução de peso está em combinar a atividade física regular e a restrição calórica. Entre as medidas de prevenção ao sedentarismo e obesidade recomendadas pela OMS, está a atividade física moderada por até 30 minutos, todos os dias.

 

Diversos estudos indicam ainda que o sedentarismo é um problema ainda pior do que a obesidade. De acordo com pesquisadores da Unidade de Epidemiologia do Conselho de Pesquisa Médica da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, uma caminhada de 20 minutos por dia já é suficiente para reduzir o risco de morte prematura em até 30%.

 

Assim, se você deseja combater esses problemas, é necessário manter-se ativo e controlar seu peso. Comece limitando seu tempo em frente ao computador e à televisão. Outra boa estratégia é substituir alguns hábitos por outros – vá de bicicleta, e não de carro, ao trabalho ou à escola, e troque um jogo de videogame por um esporte, por exemplo.

Quanto à alimentação, o melhor a fazer é incluir mais legumes, verduras, frutas e grãos integrais à dieta. Com essas medidas fáceis de serem adotadas, você conseguirá fugir do sedentarismo e obesidade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!