Gestante

Queda de cabelo na gravidez: saiba o que é normal na gestação

Por Redação Doutíssima 15/09/2015

As mulheres tendem a experimentar sintomas diferentes durante a gestação. Enquanto algumas precisam se preocupar com a queda de cabelo na gravidez, outras se impressionam com o quanto seus cabelos estão bonitos e viçosos.

 

As alterações hormonais e mudanças corporais são as responsáveis ​​para que isso aconteça. Geralmente é temporário, já que acaba quando o bebê nasce.

queda de cabelo na gravidez

Mudanças hormonais, alimentação e diabetes podem afetar a saúde dos cabelos na gravidez. Foto: iStock, Getty Images

 

Alterações hormonais e queda de cabelo na gravidez

Cerca de 90% do seu cabelo cresce em todos os momentos, enquanto os outros 10% entram em uma fase de repouso. A cada dois ou três meses, esse cabelo cai e permite que fios novos cresçam em seu lugar.

 

A queda de cabelo na gravidez não é uma regra porque muitas mulheres não apresentam esse sintoma durante a gestação, mas algumas são capazes de sentir que estão perdendo mais fios que o normal.

Um estudo feito com 375 mulheres, conduzido pelo especialista britânico Philip Kingsley, revelou que um terço das mulheres viram uma melhora em seu cabelo após quatro ou cinco meses de gravidez.

 

No entanto, o outro terço percebeu que o seu cabelo estava mais problemático do que o habitual. A conclusão foi de que as mudanças hormonais variam durante a gravidez de pessoa para pessoa, e que a sensibilidade do folículo de cabelo a essas alterações também é diferente.

 

Além disso, alguns outros fatores podem contribuir para que isso aconteça. Conheça-os.

 

1. Má nutrição

Durante a gravidez, as necessidades nutricionais mudam. Muitas mulheres grávidas experimentam anemia devido à necessidade extra de ferro para ajudar no crescente fornecimento da substância.

A ingestão inadequada de ferro também é capaz de levar à perda de cabelo. Além disso, não comer proteína suficiente pode causar queda capilar, bem como a ingestão insuficiente de algumas vitaminas e minerais.

 

2. Doenças

Algumas doenças causam queda de cabelo na gravidez. Dentre elas estão diabetes, inclusive a gestacional, e micoses. Alguns medicamentos também podem causar o problema.

Por isso, se você suspeitar que uma doença ou uma medicação está interferindo em sua saúde, consulte seu obstetra o mais rapidamente possível porque isso também é prejudicial ao bebê.

 

3. Alterações hormonais

A perda de cabelo pode ser causada por alterações hormonais normais que você está experimentando como resultado da gravidez. Quando o corpo passa por uma mudança hormonal drástica, o ciclo de crescimento normal do cabelo para ou torna-se desorganizado.

E isso é capaz de resultar em eflúvio telógeno ou queda excessiva de cabelo. Eflúvio telógeno também pode ser causada por mudanças emocionais associadas à gestação. Esse problema geralmente melhora dentro de dois a três meses, sem necessidade de intervenção médica.

 

Cuidados essenciais para evitar a queda de cabelo

Se a perda de cabelo incomoda, algumas dicas podem ajudá-la a normalizar a saúde dos fios. Mas lembre-se que vale a pena conversar com seu obstetra e excluir qualquer motivo subjacente.

 

– Consulte o seu médico para garantir um equilíbrio adequado de hormônios

– Evite tranças ou rabos de cavalo que podem puxar seu cabelo

– Mantenha uma dieta rica em frutas e legumes, que contenham flavonóides e antioxidantes capazes de fornecer proteção para os folículos pilosos e incentivar o crescimento do cabelo

– Use shampoo e condicionador que contenham biotina

– Complemente sua dieta com os seguintes nutrientes: vitaminas do complexo B, C, E e Zinco

– Converse com seu médico sobre suplementos

– Adote um corte de cabelo mais curto. Assim ele parecerá mais volumoso e também será muito mais prático quando o bebê nascer

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!