Receitas

Omelete light ajuda a manter a forma: aprenda a preparar

Por Redação Doutíssima 25/09/2015

Se você está pensando em perder peso, o omelete light não deve sair do cardápio. É possível consumi-lo a qualquer hora do dia, mas especialistas indicam que ele pode oferecer vários benefícios, principalmente se fizer parte do café da manhã. Quer mais um motivo para preparar essa delícia? É muito fácil de fazer.

 

Ovos podem ajudar a emagrecer

Um estudo publicado no International Journal of Obesity mostra que comer dois ovos no café da manhã, como parte de uma dieta de baixas calorias, ajuda adultos com sobrepeso a perder mais peso e sentir-se com mais energia.

omelete light

Adicionar vegetais e legumes fibrosos ao omelete deixa a receita mais nutritiva e saborosa. Foto: iStock, Getty Images

Essa pesquisa confirma um levantamento anterior, publicado no Journal of the American College of Nutrition, segundo o qual as pessoas que comem os ovos no café da manhã sentem-se mais satisfeitas e ingerem menos calorias na refeição seguinte.

 

Os ovos são ricos em uma variedade de nutrientes, incluindo proteína, zinco, ferro e vitaminas A, D, E e B12, mas que contêm apenas 85 calorias cada um. O velho conselho para limitar os ovos por semana também foi abandonado: conforme a Food Standards Agency, você pode comer o quanto quiser e ainda assim manter uma dieta saudável e equilibrada.

 

E se você gosta de começar o dia com ele, uma boa ideia é preparar um omelete light e combinar com um copo de suco de laranja sem açúcar, que é rico em vitamina C – ele vai ajudar o corpo a fazer o melhor uso do ferro dos ovos.

 

Como preparar um omelete light

Esse prato originário da França é uma ótima maneira de começar o dia, mas pode ser usado em qualquer refeição. Para adicionar um omelete light ao cardápio é preciso ter atenção com os ingredientes. É possível aumentar a nutrição do preparo para suportar a perda de peso adicionando ingredientes saudáveis.

 

Vegetais fibrosos como espinafre, cogumelos, alho-poró, cebola e pimentão verde adicionam vitaminas e minerais essenciais para a nutrição do corpo – em contrapartida, os carboidratos são capazes de deixar esse prato rico em calorias. A opção por legumes também aumenta a ingestão de fibra alimentar, excelente para que você se sinta mais satisfeita após a refeição.

 

Um outro cuidado importante é na hora de cozinhar. Dê atenção ao tipo de gordura utilizada no cozimento, optando por uma pequena porção de óleo de coco ou manteiga light – se você for utilizar uma frigideira antiaderente, a gordura é desnecessária. Para perder peso, vale ainda evitar carnes gordurosas como o bacon.

omelete light doutíssima infográfico 

Receita de omelete light

Ingredientes:

– 2 ovos

– 1 xícara de chá de legumes refogados (abobrinha ou cenoura, por exemplo)

– 2 colheres de sopa de farelo de aveia

– 1 colher de chá de cheiro verde picado

– Temperos e sal a gosto

 

Modo de preparo:

Em uma tigela, bata os ovos com um fouet. Adicione e misture a aveia e os temperos a gosto. Para finalizar, coloque os legumes. Agora aqueça uma frigideira antiaderente e coloque a mistura. Deixe cozinhar de um lado, até que fique bem consistente, e quando estiver soltando da panela, utilize uma espátula para virar o outro lado. Espere mais alguns minutos e está pronto.

 

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