Dica do Nutricionista

Confira 7 dicas para obter um ovo cozido perfeito

Por Redação Doutíssima 20/05/2015

Ovo cozido, mexido, pochê ou frito são opções de muitas pessoas na hora de se alimentar. Porém, preparar esse alimento nem sempre é tão simples quanto parece. Às vezes, isso é uma vocação. Mas para quem não nasceu sabendo, algumas dicas podem ajudar a encontrar o ponto certo e obter os benefícios do ovo.

 

Fonte de proteína completa, que sacia rapidamente e por mais tempo, o ovo ainda tem na gema uma fonte de vitaminas A e E, zinco, ferro, selênio, vanádio, colina e leucina. Essas substâncias combatem o envelhecimento das células, protegem a memória e evitam a perda de massa magra.

ovo cozido

O tempo de fervura do ovo dentro da panela pode modificar a consistência da gema. Foto: iStock, Getty Images

Ovo cozido: benefícios do alimento

Segundo o Instituto Ovos Brasil, esse alimento é importante para diversas dietas de emagrecimento e para ganho de massa muscular. Ele é um aliado, uma vez que sua proteína torna a digestão mais lenta e adia a sensação de fome.

É bom para os músculos, especialmente pelos benefícios da clara, que é bastante usada nos suplementos nutricionais para o ganho de músculos. É alimento para o cérebro, por conta da colina, substância do complexo B que contribui para a formação de novos neurônios.

Como obter o ovo cozido perfeito

Agora que você já sabe o quanto esse alimento é bom para o corpo, é preciso aprender a fazer um ovo cozido perfeito. Confira algumas dicas.

1. Pré-cozimento

Vamos começar pelo pré-cozimento, que vai evitar que o nosso ovo cozido se quebre com o choque térmico. Para isso, tire da geladeira cerca de cinco minutos antes de cozinhá-los.

 

2. Panela de água

Ao invés de encher a panela de água e depois colocar os ovos dentro, o correto é fazer o contrário: primeiro os ovos, cuidadosamente, depois a água, fria, que deve cobrir até dois dedos acima dos ovos. Colocar os ovos em panela já quente aumenta o risco de se quebrarem pelo choque térmico.

 

3. Casca

É importante lembrar que a casca do ovo é porosa. Por isso, um pouco de sal na água vai fazer com que a clara fique levemente salgada. Outra dica é girar os ovos, delicadamente, no início do cozimento. Isso centraliza as gemas e é perfeito para aqueles que gostam do ovo cozido perfeito.

 

4. Fervura

O tempo de fervura do ovo varia de acordo com o resultado que se quer. Para obter gemas mais moles, o tempo de cozimento é de três a sete minutos. Caso você prefira a gema mais dura, o tempo varia entre oito a 15 minutos, sempre contados a partir do início da fervura.

 

5. Gema

Tome cuidado com os extremos. Gema mole é uma delícia, mas clara não cozida é perigoso, sobretudo do ponto de vista sanitário. Por outro lado, o excesso de fervura faz com que o ovo fique azulado e não tenha um gosto agradável.

 

6. Gema mole

Uma dica para os que gostam de gemas moles é colocar uma colher de vinagre na água. Isso vai ajudar a clara a coagular mais rápido.

 

7. Descascar

Depois de tirar do fogo e colocar um pouco sob a água fria, descasque uma pequena parte de cada lado do ovo, e role entre as mãos para soltar a membrana que liga a casca à clara.

 

Feito isso, é só saborear o seu ovo cozido, do jeito, com os temperos e acompanhamentos que preferir.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!