[the_ad_group id="16403"]
Receitas

Veja como preparar um naked cake delicioso

Por Redação Doutíssima 09/12/2014

Um bolo diferente que tem caído no gosto do público e está entre as tendências gastronômicas tanto pela aparência quanto pelo seu sabor. Naked cake é aquele bolo que deixa a massa e o recheio expostos, por não possuir uma cobertura. Sendo assim, dá pra caprichar o recheio e deixar todo mundo salivando ao olhar para o seu bolo.

naked-cake

Novo formato está conquistando adeptos da boa gastronomia. Foto: iSTock, Getty Images

Recheio é o mais importante no naked cake

 

Você pode optar por massa branca ou de chocolate, massas de baixo maiores que as de cima… Ideias não faltam, mas o que não pode faltar é muito recheio. Veja dicas para preparar o seu naked cake!

Naked cake de mousse e morangos


Ingredientes da massa


– ¾ xícara de leite integral
– 1 xícara de cacau em pó
– ½ xícara de iogurte natural
– 1 ½ xícara de farinha de trigo
– ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio
– 1 colher de chá de fermento químico em pó
– 1 pitada de sal refinado
– 200 gramas de manteiga sem sal
– 1 ½ xícara de açúcar refinado
– 3 ovos
– Essência de baunilha a gosto

 

Ingredientes da mousse


– ½ xícara açúcar refinado
– 1 colher de sopa água
– 1 colher de chá de agar agar (gelatina de alga)
– 2 ovos inteiros
– 3 gemas
– 2 xícaras chocolate amargo
– 1 xícara creme de leite fresco

 

Modo de Preparo da massa;

 

Aqueça o leite e acrescente o cacau. Quando esfriar, junte o iogurte. Reserve. Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal e reserve. Bata a manteiga até ficar leve e fofa.

 

Adicione o açúcar aos poucos, batendo bem e então acrescente os ovos, um a um, batendo mais. Junte a baunilha. Já acrescentando os ingredientes, alternado entre os líquidos e os secos.

 

Bata bem. Coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido por 30 minutos, a 180 graus.

 

Modo de preparo da mousse:

 

Ferva água e açúcar. Desligue, junte o agar agar e reserve. Bata os ovos e as gemas até dobrarem de volume, após, acrescente a calda de açúcar ainda morna e bata até esfriar. Derreta o chocolate e adicione à mistura. Em outra tigela bata o creme de leite fresco até formar uma mistura fofa e firme. Junte à outra mistura e está pronto.

Montagem: A cada camada de bolo junte morangos picados (a gosto), mousse, morangos fatiados e mais uma camada de bolo. Siga a ordem até formar 3 camadas de bolo e duas de recheio.

 

Capriche no recheio e deixe os morangos fatiados bem à mostra. Em cima do bolo decore com morangos inteiros e picados e raspas de chocolate em abundância, mas somente no meio da massa, fazendo um montinho.

 

Outras ideias de Naked Cake

 

A massa de chocolate pode ser substituída por um pão de ló, de baunilha, bolo de laranja ou outra de sua preferência. Ao invés de apenas morangos, pode usar outras frutas vermelhas, abacaxi, pêssego ou a seu gosto.

 

Ao invés de usar o mousse, você pode apostar em outras misturas (ideias abaixo). Se não gosta de frutas, pode caprichar em generosas camadas de recheio e massa. O naked cake fica mais charmoso com um pouquinho de açúcar de confeiteiro polvilhado delicadamente.

 

Recheio 1

 

– 1 lata de leite condensado

–  100 gramas de coco ralado

– 1 colher de sopa de margarina e abacaxi em calda picado.

Leve tudo à panela (menos o abacaxi) e cozinhe em fogo brando até engrossar. Deixe esfriar e acrescente o abacaxi quando for montar seu naked cake.

 

Recheio 2

 

1 lata de leite condensado cozida na panela de pressão por 40 minutos

–  ameixas secas sem caroço e frutas para decorar.

Espere a pressão da panela sair para retirar a lata. Após, abra a lata e misture as ameixas. Utilize as outras frutas na hora da montagem do bolo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]