Nutrição > Receitas

Como preparar um delicioso espaguete de legumes

Por Redação Fortíssima 28/05/2016

A melhor maneira de reduzir carboidratos em sua dieta é fazer substituições criativas. Dessa forma, você ainda pode comer os alimentos que ama sem quebrar o regime alimentar. Por exemplo, há alguns truques para farinha branca e massas, como o espaguete de legumes. Ele pode ser tão delicioso quanto o tradicional.

Legumes podem se tornar um delicioso espaguete

Diminuir os carboidratos da dieta pode não ser fácil para a maioria das pessoas, mas existem truques bem simples para conseguir. O espaguete de legumes é uma das opções mais simples. Você consegue substituir o macarrão por cenoura, abobrinha ou pupunha, por exemplo.

Escolhendo bem o molho, talvez você nem lembre que não está realmente consumindo massa. Basta cortar o legume em tiras, semelhante a um espaguete. Há vários acessórios que podem facilitar esse tipo de corte, mas também é possível usar apenas uma faca.

Muito prático de fazer, a receita é pobre em calorias e rica em fibras. Ou seja, é uma potima pedida para garantir mais saúde no prato. Por exemplo, os antioxidantes das cenouras, incluindo betacaroteno, podem desempenhar um papel na prevenção do câncer.

Uma pesquisa publicada no European Journal of Nutrition descobriu um risco significativamente menor de câncer de próstata associado à ingestão desse legume. Já a abobrinha é benéfica para ajudar a baixar a pressão arterial, graças ao grande conteúdo de potássio e magnésio.

A vitamina C encontrada nas abobrinhas também é um poderoso antioxidante e tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a curar a asma. Por sua vez, a pupunha é um legume rico em vitamina A e outros carotenoides que ajudam a proteger o corpo.

Carotenos são essenciais para a saúde da visão, uma vez que atuam como antioxidantes para reduzir ou eliminar a catarata. Além disso, previnem a degeneração macular nas células oculares.

Espaguete de legumes

É possível misturar vários legumes e completar com um delicioso molho. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar um espaguete de legumes

Na hora de fazer um espaguete de legumes, o segredo está em cozinhar no tempo correto. Veja como preparar diferentes tipos, que também podem ser misturados e ganhar ainda mais sabor.

Espaguete de abobrinha

Ingredientes

4 abobrinhas cortadas em tiras finas

Modo de preparo

Refogue a abobrinha em uma panela em fogo médio durante cerca de um minuto, com um pouco de azeite de oliva. Tempere com um pouco de limão, sal e pimenta preta. Adicione ervas frescas, se desejar. Sirva com molho à bolonhesa, salmão assado ou pesto de manjericão.

Espaguete de cenoura

Ingredientes

4 cenouras cortadas em tiras semelhantes a um talharim

Modo de preparo

Refogue as cenouras em uma panela em fogo médio durante um a dois minutos com um pouco de azeite. Tempere com um pouco de limão, sal e pimenta preta. Adicione ervas frescas, se desejar. Sirva com o molho de sua preferência.

Espaguete de pupunha

Ingredientes

200 gramas de pupunha fresca e cortada em tiras

Modo de preparo

Refogue a pupunha em uma panela em fogo médio durante três minutos, com um pouco de azeite. Tempere com um pouco de limão, sal e pimenta preta. Adicione ervas frescas, se desejar. Sirva com o molho de sua preferência.

E aí, o que achou das receitas de espaguete de legumes? Compartilhe o artigo com os seus amigos.