Clínica Geral

Cansaço mental: confira dicas para combater esse problema

Por Redação Doutíssima 06/10/2015

Não é uma tarefa fácil trabalhar oito horas diárias, lidar com cobranças do chefe e, ao fim da jornada, chegar em casa e enfrentar ainda questionamentos da família e dos amigos. E tudo isso sem perder o ritmo e a disposição para outras atividades, como manter a boa forma. É na sucessão de dias assim que o cansaço mental se instala.

De acordo com uma pesquisa britânica publicada pela revista Journal of Applied Physiology, o cansaço mental provoca uma perda de 15% no desempenho físico, ou seja, se você quer melhorar o seu aproveitamento no exercícios da academia é melhor não fazer isso estressado e cansado mentalmente.

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Cansaço mental provoca uma perda de 15% no desempenho físico. Foto: iStock, Getty Images

Causas do cansaço mental

Pensamentos repetitivos são exaustivos e fomentados por questionamentos, como “e se eu tivesse chegado mais cedo?” Ou, então, “e se eu não tivesse comido aquela fatia de bolo?”. É preciso parar de se consumir com situações que já aconteceram. Esse ciclo aumenta o nível de estresse e cansaço tanto físico quanto mental.

Afinal, concentrar-se por longos períodos em uma tarefa intelectual pode levar ao esgotamento mental. Pensar cansa.

Dicas para combater o cansaço mental

Uma pesquisa publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 98% dos brasileiros estão cansados e apresentam sintomas de esgotamento mental. Veja dicas para diminuir o ritmo da sua rotina e ser mais eficiente no trabalho e na vida pessoal.

1. Seja flexível

Ter o seu dia organizado para saber o que irá fazer é ótimo, mas ficar preso a planos e à sistematização também causa fadiga e estresse. Não há como negar que vivemos sob pressão da rotina agitada e de metas para cumprir, mas esteja pronto para imprevistos.

2. Alimentação em dia

Uma boa alimentação rica em vitaminas e outros nutrientes essenciais faz toda a diferença na hora de afastar o cansaço mental. Esse tipo de esgotamento atinge o bem-estar físico causando a baixa da imunidade, que facilita o surgimento de infecções.

3. Exercício físico

Primeiro, tenha um diário de atividades físicas e escreva os motivos pelos quais você está praticando exercícios. E essas razões podem ser desde perder aquela gordura extra que ganhou na última reunião de família até um momento para curtir a própria companhia.

Toda vez que pensar em desistir e a fadiga mental se tornar uma desculpa para não se exercitar, pegue o diário e leia os seus motivos.

4. Escute uma boa música

Você está no trânsito e quase chegando em casa, então por que não ligar o rádio do carro ou o seu MP3? A música tem a capacidade de acalmar e estimular a memória. Lembre-se de não exagerar no volume dos fones de ouvido ou do rádio.

5. Controle seus pensamentos negativos

Não é uma tarefa fácil controlar os pensamentos negativos, especialmente naqueles dias em que tudo parece dar errado. Nos momentos em que os pensamentos repetitivos e pessimistas ficam mais frequentes, é importante respirar fundo.

Estresse e esgotamento mental reduzem a sua capacidade de raciocínio lógico, ou seja, você perde a habilidade de resolver os problemas de forma prática e rápida.

 

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