Clínica Geral

Entenda o que é a Síndrome de Crohn e saiba como identificá-la

Por Redação Doutíssima 09/03/2015

A síndrome de Crohn, mais conhecida como doença de Crohn, é uma doença crônica e inflamatória do sistema gastrointestinal. De sintomas graves, ela pode afetar tanto o intestino grosso como o delgado.

As partes mais afetadas, frequentemente, são o cólon e o íleo terminal, parte inferior do intestino delgado.

sindrome de crohn

Alimentação correta é importante para prevenir doença que ataca os intestinos. Foto: iStock, Getty Images

A causa exata da síndrome de Crohn ainda é desconhecida, mas passa desde uma falha do sistema imunológico até chegar a fatores ambientais, genéticos e dietéticos. A alimentação tem papel importantíssimo na prevenção da enfermidade.

 

Sintomas da  síndrome de Crohn

 

A síndrome de Crohn causa fibrose e provoca a obstrução do intestino, o que prejudica a evacuação do indivíduo doente. Por isso sintomas como dor abdominal associada à diarreia, com ou sem vestígios de sangue e muco entre as fezes, febre, enfraquecimento e perda de peso são comuns de aparecerem.

 

Mas a pessoa que sofre de síndrome de Crohn ainda pode sofrer com câimbras, dores nas articulações, aftas, lesões de pele tipo gangrena e nódulos avermelhados.

Em cerca de 30% dos casos a região do íleo é atingida, em outros 30% o cólon e nos outros 40%, que são mais graves, as duas regiões dos intestinos. Na maioria dos casos, a internação é iminente.

 

Diagnóstico e tratamento para síndrome de Crohn

 

A síndrome de Crohn apresenta um processo inflamatório extremamente invasivo, comprometendo todas as camadas da parede intestinal: submucosa, mucosa, muscular e serosa. Em alguns casos, podem existir partes saudáveis no intestino em meio a segmentos doentes.  Por isso, exames de imagens são fundamentais para o diagnóstico preciso.

 

Exames como raio X do trânsito intestinal, usando enema opaco, ressonância magnética e tomografia ajudam a localizar as áreas afetadas. Já exames como endoscopia digestiva e colonoscopia mostram a alteração das células intestinais.

 

Infelizmente, a doença de Crohn não tem cura, mas remissão espontânea da doença é possível. Ela é classificada como leve, moderada e grave e o tratamento administrado pelo médico vai depender da evolução dos sintomas. Na verdade, a terapia se atém a reduzir o processo inflamatório, aliviar os sintomas e corrigir as deficiências de nutrientes.

 

Em casos leves, o paciente consegue controlar os sintomas com medicamentos brandos, mas nos casos  moderados e graves não. No segundo estágio, os médicos podem indicar drogas imunossupressoras, que causam efeitos colaterais fortes,  mas são capazes de induzir a remissão clínica.

Em casos graves, quando há obstrução do intestino, sangramento e fístulas, cirurgia é a intervenção mais indicada.

 

Recomendações para prevenir crises  

 

A doença de Crohn acomete homens e mulheres, geralmente, na segunda metade da vida. A incidência maior fica entre 20 e 40 anos e fumantes tendem a ter mais a doença do que os não fumantes.

A doença é fator de risco para câncer de intestino. Como não há a causa conhecida da síndrome, os médicos não sabem exatamente o que pode prevenir o surgimento da doença, mas é possível tomar atitudes para prevenir as crises em quem já tem.

 

1.Cigarro

 

Não fume ou pare de fumar.

 

2. Movimente-se

 

Pratique exercício físico moderadamente.

 

3. Alimentação

 

Não coma alimentos já identificados em crises anteriores.

 

4. Estresse

 

Evite situações de estresse – o emocional está ligado ao surgimento de crises.

 

5. Gordura e fibras

 

Reduza o consumo de alimentos gordurosos e ricos em fibra.

 

6. Nutricionista

 

Tenha acompanhamento com nutricionista.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!