Moda

Anel de formatura: conheça o significado e saiba como escolher

Por Redação Doutíssima 20/10/2015

O anel é um acessório cercado de simbolismos. Gregos e romanos se utilizavam dele no casamento por acreditarem que no quarto dedo da mão – onde normalmente é usado – passa uma veia diretamente ligada ao coração. Até hoje, o item permanece como um símbolo de amor. Por isso, o anel de formatura volta a ser tendência.

Assim como os anéis de compromisso, noivado e casamento, o anel de formatura representa uma conquista, o início de uma nova etapa. Naturalmente, é uma forma de homenagear o universitário que, após anos de dedicação aos estudos, está chegando à colação de grau. Além disso, cada modelo traz um significado especial.

anel de formatura istock getty images doutíssima

Anel de formatura denota sucesso profissional e valoriza a trajetória acadêmica. Foto: iStock, Getty Images

Entenda o significado do anel de formatura

Estima-se que o anel de formatura já exista desde 1983, quando foi criado por um grupo de estudantes da West Point, a Academia Militar dos Estados Unidos. Seu objetivo era investir na joia como uma alternativa de diferenciar os cursos de formação e, ainda, demonstrar orgulho pela trajetória acadêmica.

A partir daí, o anel de formatura se tornou tradição e outras instituições também decidiram aderir. Usado no dedo anelar da mão esquerda, ele costuma ser feito de ouro amarelo ou branco, com uma pedra central colorida e emblemas nas laterais. Seu uso simboliza o “casamento com a profissão”, denotando sucesso profissional.

Nem todos os anéis de formatura são iguais. A cor da pedra está diretamente ligada à profissão e pode acompanhar a cor do canudo e da faixa da beca no dia da colação de grau. Assim, cada carreira é simbolizada de forma diferente. A definição das cores é feita através das crenças ocidentais que assemelham o tom ao determinado ofício.

 

 

Anel de formatura: como escolher?

Considerando que cores do anel de formatura variam em relação aos cursos, vale a pena conferir as melhores opções antes de presentar um amigo ou parente. Veja, abaixo, como as joias se relacionam com as profissões:

Rubi: Direito e Jornalismo

Turmalina verde: Auxiliar de Enfermagem e Cabeleireiro

Ametista: Biblioteconomia, Ciências Sociais, Design de Moda, Geografia, História, Hotelaria, Letras, Pedagogia e Sociologia

Esmeralda: Biomedicina, Bioquímica, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutricionista e Veterinário

Turmalina rosa: Ciências Contábeis

Granada: Odontologia

Água marinha: Economia

Topázio: Farmácia e Filosofia

Apesar de o anel de formatura ser uma opção marcante de presente, vale lembrar que ele não é uma alternativa exclusiva. Os formandos, inclusive, têm a opção de criar listas de presentes, assim como em qualquer outra ocasião especial, como o casamento ou aniversário. 

Itens para escritórios ou consultórios, como pesos de papel em cristal, esculturas, porta-retratos, porta-canetas e quadros são dicas interessantes de presentes para prestigiar quem está se formando. Vale a pena escolher algo que se relacione com a profissão, para garantir um apelo emocional na lembrança.

Gostou das dicas? O que você pensa sobre a tradição do anel de formatura? Deixe um comentário!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!