Moda

Blusa cigana é uma das peças em alta para a temporada

Por Redação Doutíssima 02/11/2015

Inspirada  no vestuário das ciganas, povo nômade de origem indiana, a blusa cigana é uma das apostas fashion para a temporada de verão 2016. Caracterizada pelo recorte ombro a ombro, a peça conta com um charme boho romântico e feminino. Ideal, também, para enfrentar as altas temperaturas.

Mas esta não é a primeira vez que o visual suave com blusa cigana chega aos holofotes. Na década de 70, a peça já ganhava força com o movimento hippie. No ano de 1994, ela marcou o visual da atriz Leticia Spiller na novela Quatro por Quatro. Ela coordenava a peça com um short jeans de cintura alta.

blusa-cigana-doutissima-instagram-reproducao

Blusa cigana evidencia os ombros no retorno ao cenário fashion. Foto: Instagram, Reprodução

 

Blusa cigana: como usar?

Com a volta das tendências hippies às passarelas internacionais, a blusa cigana faz seu retorno triunfal ao cenário fashion atual. Em versões com diferentes estampas, tecidos e texturas, ela pode ser incluída em produções casuais ou formais, dependendo da forma como for utilizada. De todo modo, vai garantir um toque romântico à composição.

Para compor um look mais confortável com a blusa cigana, a dica é usar a peça com shorts, saias ou jeans skinny. Nessa produção básica vale optar por um modelo mais ousado da manga cigana, com babados, rendas e transparências. O visual é ideal para curtir um fim de semana ao ar livre.

Já se o objetivo for investir na blusa para um evento de maior formalidade, é melhor optar por uma peça mais sóbria, sem detalhes exagerados. Para manter a vibe boho na produção, a alternativa é arrematar o outfit com uma saia longa ou midi, com scarpin ou rasteirinha gladiadora.

Não há dúvidas de que manter os ombros de fora é uma opção que garante feminilidade ao look. Mas para deixar a produção com blusa cigana ainda mais expressiva, vale a pena investir pesado em acessórios no estilo boho. Uma chapéu floppy com abas largas, colares feitos de materiais como penas ou conchas e muitos anéis harmonizam a composição

Cuidados ao usar blusa cigana

A manga cigana é democrática e pode ser usada por todas as mulheres. Mas quem tem ombros largos, especialmente, precisa ter um cuidado extra na hora de escolher a peça. A dica é optar por um modelo liso, sem detalhes em babados ou rendas e que não seja muito cavado. Assim, é possível evitar que essa região do corpo pareça maior.

Para quem gosta de ter referências antes de montar um look com uma peça emblemática como a blusa cigana, a dica é ficar de olho nas produções das atrizes Marina Ruy Barbosa e Thaila Ayala. Ambas já apostaram no item, tanto para o dia a dia, quanto para ocasiões formais.

No verão 2016, a cartilha de cores para usar a blusa cigana é grande. Além do branco como cor sóbria de destaque, tonalidades vibrantes como laranja, rosa, azul e verde prometem agitar a estação. Por isso, vale ousar e investir nos tons quentes também. Mas, claro, sempre lembrando de equilibrar com alguma outra peça monocromática.

Gostou das dicas? Acha a blusa cigana charmosa? Deixe um comentário com a sua opinião sobre o artigo! Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!