Moda

Coturnos surgem combinados com shorts e vestidos para o verão

Por Redação Doutíssima 23/10/2015

Através de tendências inspiradas pelo ar punk dos anos 60 e 70, os coturnos estão retornando aos looks fashionistas de street style nas semanas de moda internacionais. A blogueira italiana Chiara Ferragni deu pinta com uma versão preta e com plataforma chamativa durante a New York Fashion Week. Será que a moda pega no verão 2016?

O ponto inusitado no look de Chiara foi a combinação do coturno com um short jeans. Ou seja: ela mesclou um calçado mais característico do inverno com uma peça marcante das altas temperaturas. A produção diferenciada pode servir de inspiração para quem deseja desfilar um visual mais incrementado na temporada.

coturno - doutissima - instagram

Até o coturno amarelo ganha espaço no verão 2016 e incrementa o look. Foto: Instagram, Reprodução

Dicas para usar coturno no verão 

Os coturnos são botas pesadas, que não distinguem gênero: podem ser utilizadas por homens e mulheres. Por natureza, elas não combinam muito com o verão. Mas quem aguentar o calor pode se aventurar em looks inusitados, combinando o calçado com vestidos, saias e shorts.

Uma boa dica para usar coturno no verão é apostar no calçado em dias mais fresquinhos ou até para um encontro entre amigos e uma festa à noite. Neste caso, ele pode ser uma ótima opção para estilizar o look. Vale usar com jeans propositalmente rasgados, calças skinny e, claro, shorts jeans.

No verão, é interessante prezar pelo equilíbrio no uso do calçado. Como o coturno é de origem militar e costuma ter modelagem pesada, uma boa orientação é alinhar seu uso com peças mais leves no vestuário: vestidos com estampas florais, detalhes em rendas ou transparências. Assim, a aparência fica harmoniosa.

Outra boa dica é fugir do tradicional coturno preto. As temperaturas altas são ideais para quem deseja se aventurar por alternativas diferenciadas, como os coturnos coloridos. As opções de tonalidades são as mais variadas: rosa, azul, vermelho e até amarelo ganham espaço na estação.

Se você está buscando inspirações sobre como usar coturno de uma forma moderna e cheia de estilo, saiba que não foi apenas a fashion blogger Chiara que investiu na peça. Para assistir ao desfile da Louis Vuitton em Paris, a modelo Miranda Kerr também optou pelo coturno.

A top investiu na combinação do coturno preto com uma saia em couro com detalhes vazados, estampas geométricas na parte de cima e uma jaqueta verde escura nos ombros. Vale a pena se inspirar no visual marcante e contemporâneo, que é totalmente adaptável ao verão.

Cuidados ao usar coturnos

Os coturnos são calçados bem democráticos, que podem ser incluídos em diversas vertentes de estilo. Mas para garantir um visual harmônico, é preciso ter alguns cuidados. O principal deles se refere à altura do cano da bota. As mulheres baixinhas precisam ter atenção redobrada neste aspecto.

As botas de cano médio, que ficam na altura do meio da panturrilha, fazem com que as pernas pareçam mais curtas e mais grossas, o que pode representar um incômodo estético. Por isso, o melhor é optar por botas com recorte acima ou abaixo da panturrilha, para valorizar a silhueta.

Gostou das dicas? Vai ousar e investir no coturno durante o verão 2016? Deixe um comentário! Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!