Bem-Estar > Dia a Dia

Aprenda como limpar vidros com produtos naturais e economize

Por Redação Fortíssima 16/05/2016

Basta uma olhada rápida nos produtos de limpeza do supermercado para encontrar uma variedade que não parece ter fim, cada um com propósito bem específico. Mas se por um lado eles podem facilitar a rotina, também costumam ser caros e agredir o meio ambiente. A boa notícia é que existem formas de como limpar vidros com alternativas naturais.

Uma forma de economizar

Segundo a Euromonitor, o mercado brasileiro de produtos de limpeza é o quarto maior do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, China e Japão. Afinal, quem não quer uma casa limpinha? O problema é que, especialmente em tempos de crise econômica, eles podem pesar no orçamento.

É por isso que usar produtos alternativos pode ser uma ótima forma de economizar na hora de limpar a casa. Algumas das soluções servem para vários usos e diminuem os seus gastos com supermercado – o que não cai nada mal.

Uma pesquisa feita pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), em 2015, mostrou que o número de idas ao supermercado por domicílio caiu. O estudo mostra também que um dos itens que mais as pessoas buscam economizar é nos produtos de limpeza. Que tal aprender mais uma dica de como limpar vidros?

Como limpar vidros

Os produtos naturais podem ter resultados ótimos. Foto: iStock, Getty Images

Como limpar vidros com produtos alternativos

Chegou a hora de aposentar o seu limpador de vidros. Use algumas dessas técnicas que podem ser tão boas ou até melhores que ele. Tudo com gastos pequenos.

  • Vinagre e água

Faça um limpador usando vinagre branco e água. O vinagre remove a sujeira das superfícies de vidro e deixa as janelas livres de riscos e manchas. Misture partes iguais das duas substâncias e despeje em um frasco de spray.

Pulverize a solução sobre janelas e, em seguida, limpe a superfície com um pano que não solte fiapos. Para janelas muito sujas, faça uma pré-lavagem com água e sabão e use vinagre não diluído diretamente sobre manchas.

  • Limão

O suco de limão funciona como o vinagre para retirar a gordura de vidros e outras superfícies. Misture o líquido em uma colher em água morna. Pulverize a solução sobre janelas e seque.

  • Creme dental

É possível polir os arranhões nas janelas e superfícies de vidro usando creme dental. Aplique o creme dental na superfície usando uma bola de pano ou algodão. Depois é só polir a área riscada com um pano macio.

  • Bórax e amido de milho

Misture duas colheres de sopa de bórax em três copos de água. Aplique a solução na superfície da janela e limpe. Depois da limpeza com bórax, lave o vidro usando uma solução de partes iguais de vinagre e água para polir.

De forma alternativa, misture em uma balde com água cerca de três colheres de sopa de amido de milho e meia xícara de vinagre. Passe a mistura com um pano nas janelas e seque.

E aí, gostou das dicas de como limpar vidro? Que outras técnicas você costuma usar? Conte para a gente nos comentários.