A paella é a mais famosa receita da Espanha, tornando-se também muito popular ao redor do mundo e por uma boa razão. Esse prato é ótimo para festas e encontros familiares, sendo surpreendentemente simples de fazer e bastante adaptável. Há tantas versões do prato espanhol que certamente você conseguirá encontrar uma para agradar qualquer tipo de paladar.
Origem do prato
Para quem ainda não conhece, a paella é um prato de arroz espanhol que inclui diferentes combinações de legumes, carnes e frutos do mar, caracteristicamente temperados com açafrão. Todavia, é possível usar outras especiarias, dependendo da receita e da região onde ela é preparada.
Originalmente, ela era o alimento de agricultores, que a preparavam em forno à lenha para a hora do almoço. Era feita com arroz e tudo o que estava à mão: tomates, cebolas e um pouco de feijão para adicionar sabor e textura. A paella era comida diretamente da panela em que era feita e cada pessoa usava sua própria colher de pau.
O arroz utilizado para o preparo é tradicional e cultivado na Espanha. Dentre as carnes, tradicionalmente eram usadas a de coelho ou pato para o dia a dia e a de frango para ocasiões especiais. Os especialistas em geral concordam que o prato foi desenvolvido na cidade de Valência, um dos maiores portos naturais do Mediterrâneo e uma das áreas produtoras de arroz mais importante daquele país.
Como nasceu nessa região costeira da Espanha, ao longo das gerações vários tipos de frutos do mar foram incluídos à receita.
Como preparar uma paella
Uma das principais características do prato é o tipo de arroz usado: bomba ou calasparra. Além disso, também é importante combinar com legumes e uma proteína. Especiarias como azeite de oliva, folhas de louro e alho são essenciais para a receita, que é preparada sobre chama aberta até que tudo esteja cozido e um crosta tenha se formado na base da paella.
Essa crosta é conhecida pelos espanhóis como “socarrart”. Trata-se de uma marca autêntica da paella, sendo uma das partes mais valorizadas do prato.
O açafrão também é indispensável. É ele quem dá a cor característica ao prato, além de enriquecer seu sabor. A especiaria é tradicional em várias culturas, possuindo também um grande valor terapêutico – segundo estudo publicado na revista Fitoterapia Research, ela é bastante eficaz no combate à depressão.
Receita de paella de frutos do mar
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz bomba ou paraboilizado
1/2 kg de anéis de lula limpos
1/2 kg de polvo limpo e cortado
800 g de camarões limpos
Camarões grandes sem casca, para decorar
1 xícara (chá) de ervilha fresca
1 pimentão vermelho cortado em rodelas
1 cebola grande picada
4 dentes de alho fatiados
1 pimentão verde picado
2 tomates picados
1 pimenta dedo de moça picada
1/2 maço de coentro picado
Sal e pimenta do reino a gosto
Páprica doce
1/2 xícara (chá) de azeite
2 pitadas de açafrão
Modo de preparo:
Em uma panela grande, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola. Então, junte cebola, tomate, pimenta, pimentão verde e o açafrão. Com o fogo baixo coloque os frutos do mar. Tempere com a pimenta, o sal, a páprica e o coentro.
Aos poucos, vá colocando o arroz. Adicione água quente e deixe cozinhar até ele ficar macio. Para servir, coloque os camarões grandes, as rodelas de pimentão e a ervilha fresca. Sirva quente.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre a paella? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!