Receitas

Conheça 10 benefícios do chá de manjericão

Por Redação Doutíssima 04/05/2015

O poder medicinal das plantas que usamos na culinária ou em chás é inquestionável. Com o manjericão não é diferente. O chá de manjericão traz benefícios para a saúde por meio de seus óleos aromáticos que contêm vitaminas e outros ingredientes que contribuem com o bom funcionamento do corpo humano.

Conhecido como manjericão, basílico ou alfavaca, as folhas da planta são muito utilizadas na culinária de origem italiana. Seu perfume dá toque especial a saladas, molhos (especialmente o de tomate) e é o ingrediente principal do famoso pesto, pasta feita de manjericão, nozes e azeite de oliva usada como tempero para carnes, massas e pizzas.

O manjericão ainda é rico em variedades. O mais comum é o verde, com folhas finas de tamanho médio, mas existem espécies de folhas roxas, folhas verdes mais grossas e rajadas e folhas pequenas. O nome científico é Ocimum Basilicum e o cheiro característico é a melhor maneira de identificar a planta.

cha-de-manjericao

Cheirinho característico e sabor marcante: chá de manjericão é gostoso e faz bem. Foto: Shutterstock

10 benefícios do chá de manjericão

1. O chá de manjericão estimula o sistema digestivo e tem propriedades calmantes, combatendo a má digestão. Também influencia positivamente no funcionamento intestinal.

2. Combate o mau hálito, podendo ser utilizado para fazer bochechos que eliminam as bactérias que se alojam na gengiva e nos dentes.

3. É fonte de ferro e auxilia a produção dos glóbulos vermelhos no sangue.

4. Em casos de gripes e resfriados, o chá preparado com as folhas do manjericão reduz a febre e o muco no peito e no nariz. É diurético e estimula o suor, aliviando os sintomas.

5. Possui grande quantidade de vitamina C.

6. É grande fonte de vitamina A, essencial para a visão. Esta vitamina também mantém a saúde das mucosas da boca e sistema respiratório, ajudando a prevenir o aparecimento de câncer.

7. É rico em vitamina K, um composto importante para a mineralização dos ossos.

8. A planta é rica em flavonoides e polifenóis, potentes antioxidantes. Essas substâncias garantem a renovação celular da pele e dos tecidos que envolvem todos os órgãos do corpo, inclusive os vasos sanguíneos.

9. Uma xícara de chá de manjericão ao dia reduz os níveis de estresse a longo prazo. A bebida é recomendada para momentos de relaxamento e pode ser usada antes de fazer meditação.

10. O manjericão contém eugenol, um óleo essencial anti-bacteriano e anti-inflamatório.

Como fazer o chá de manjericão

Para o chá de manjericão, separe dez folhas verdes e frescas. Coloque em um recipiente com aproximadamente uma xícara de água fervente. Deixe descansar por dez minutos e retire as folhas. Beba assim que a temperatura do preparo chegar em um ponto agradável para o consumo.

O chá de manjericão possui muitas propriedades medicinais, mas seu excesso pode ser prejudicial. Seu consumo deve ser consciente e moderado, sempre de acordo com as necessidades indicadas por um médico ou nutricionista.

Mulheres grávidas não devem consumir a bebida durante os três primeiros meses de gestação. Em caso de dúvidas, não esqueça: consulte um especialista.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!