Nutrição > Receitas

Fricassé de frango é receita prática e econômica

Por Redação Fortíssima 06/05/2016

Para quem deseja uma receita simples e saborosa, o fricassé de frango é uma das melhores opções. Esse prato é uma versão francesa do guisado de frango cremoso, conhecido como uma das refeições favoritas de Abraham Lincoln, antigo presidente dos Estados Unidos.

Com o tempo, ele virou também um dos favoritos dos brasileiros, que usaram toda a sua criatividade para apresentar variações da receita tradicional. Uma mais deliciosa que a outra.

Prato francês em sua casa

Fricassé é uma palavra francesa, mas a etimologia exata é incerta. Especula-se que seja um composto de frire (fritar) e casser (quebrar em pedaços). Suas primeiras versões foram vistas em livros clássicos da culinária da França, mas hoje há várias formas de preparo em todos os cantos do mundo.

O que torna esse prato tão especial é o seu sabor requintado. Além disso, ele é fácil de fazer e bastante econômico. Como utiliza o frango como base, também é uma ótima alternativa para quem deseja ter uma alimentação mais leve.

Entre seus benefícios estão a grande concentração de proteínas e o fornecimento de vitaminas e minerais essenciais para o organismo. Quando for escolher a carne, é melhor optar sempre pelo frango orgânico. De acordo com a American Culinary Federation, ele possui um sabor mais intenso.

Fricassé de frango

O prato pode ser feito no estilo de um estrogonofe ou em uma forma, com batata palha. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer um fricassé de frango

Há várias formas de fazer um fricassé de frango. Afinal, a receita já foi adaptada a diferentes culturas e ganhou seus toques especiais. Na dúvida entre qual preparar, confira a opção original e outra fitness.

Fricassé de frango tradicional

Ingredientes

2 peitos de frango cozidos e desfiados

200 g de muçarela fatiada

100 g de batata palha

1 xícara de água

1 pitada de sal

1 lata de creme de leite

1 copo de requeijão cremoso

Modo de preparo

Bata no liquidificador o requeijão, o creme de leite e a água. Misture o creme do liquidificador com o frango desfiado e o sal até formarem uma textura espessa. Coloque o refogado em uma forma, cubra com muçarela e espalhe a batata palha por cima. Leve ao forno para gratinar.

Fricassé de frango fit

Ingredientes

1 peito de frango cozido e desfiado

50g de ervilha

1 cenoura média

1 batata pequena

1/2 xícara de chá de champignon

1/2 cebola

1/2 couve flor grande, somente as flores

1 colher de chá de margarina light

Sal a gosto

1 xícara de chá de molho de tomate

3 fatias de muçarela light

Modo de preparo

Refogue o frango e a vagem com uma colher de chá de margarina light e a cebola cortada em cubos. Tempere a gosto e acrescente os demais ingredientes, menos a couve-flor, e deixe cozinhar por alguns minutos.

Enquanto isso, coloque a couve flor em um processador de alimentos até virar um purê. Em um refratário, coloque a mistura do frango e uma camada do purê de couve flor. Coloque a mussarela por cima e leve ao forno para gratinar.

E aí, gostou das receitas de fricassé de frango? Qual você costuma fazer? Conte para a gente!