Nutrição > Receitas

Receita de donuts original: aprenda a preparar essa delícia

Por Redação Fortíssima 17/05/2016

Você já deve ter visto em filmes americanos ou até mesmo o Homer Simpson comendo uma rosquinha colorida, não é mesmo? Mas não é preciso ir para os Estados Unidos para se deliciar com a iguaria. Basta ter em mãos uma receita de donuts original. O sabor vai surpreender você.  

Com um sabor semelhante ao sonho brasileiro, a comida possui uma massa macia, frita e enfeitada com coberturas açucaradas, podendo também ter recheios variados. Mas apesar de ser delicioso, o doce também é bastante calórico e deve ser consumido com moderação.  

A origem dos donuts

A expressão donut surgiu em 1809, no livro History of New York, e deriva do termo doughnut, que significa rosca frita. A origem da rosquinha possui diversas teorias, mas é sabido que ela se popularizou no pós-guerra nos Estados Unidos, principalmente por conta da criação da rede Dunkin Donuts, em 1948.

Uma das teorias diz que a receita de donuts original foi levada para os Estados Unidos pelos italianos. Mas outras defendem que ela teria sido chegado pelas mãos holandeses e irlandeses. Independente da origem, vale lembrar que a rosquinha deve ser consumida com moderação, pois possui entre 200 e 400 calorias, dependendo do recheio e cobertura. 

Receita de donuts original

O donuts é um dos alimentos mais populares dos EUA. Foto: iStock, Getty Images

Receita de donuts original

Que tal aprender a preparar uma receita de donuts original e sentir o sabor da verdadeira rosquinha americana? Sabendo o básico, é possível soltar a criatividade e adaptar o preparo de acordo com o seu paladar.

Ingredientes

2 ovos

1 copo de leite (cerca de 200 ml)

1 colher de sopa de margarina

1 pitada de sal

½ copo de açúcar cristal

2 copos de farinha de trigo

½ colher de sopa de fermento seco ou biológico

Doce de leite ou brigadeiro para rechear

180 g de chocolate meio amargo para a cobertura

Modo de preparo

Misture a farinha e o fermento, acrescentado os ovos, o leite, o açúcar e o sal em seguida. Misture bem todos os ingredientes e comece a sovar a massa com as mãos, acrescentando mais farinha até ela não grudar mais nos dedos e ficar elástica. Deixe descansar por 20 minutos.

Após o repouso, abra a massa com a ajuda de um rolo, mas não a deixe muito fina. Corte as rodelas usando um molde específico para a receita de donuts original, que já vem com os dois furos, ou use dois copos de tamanhos diferentes, um maior para fazer a parte de fora do donuts e outro menor para fazer o círculo do meio.

Esquente bem o óleo para fritar as rosquinhas, virando-as até ficarem douradas dos dois lados. Depois de esfriar, corte ao meio com cuidado e recheie com doce de leite ou brigadeiro. Se preferir, pode deixar sem recheio também.

Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria e mergulhe um lado das rosquinhas, enfeite como quiser e está pronta a receita de donuts original. Outras opções de cobertura são açúcar com canela, doce de leite, chantilly, geleias de frutas ou glacê.

E aí, gostou da receita de donuts original? Compartilhe essa delícia com os seus amigos!