Maquiagem

Maquiagem no calor: descubra truques e cuidados para o verão

Por Redação Doutíssima 23/10/2015

Sol, vento e maresia são fatores característicos do verão, mas não representam bons aliados da beleza. Um grande desafio para as mulheres diante das altas temperaturas é manter o make em alta, sem que ele fique pegajoso ou comprometido. A boa notícia é que com algumas dicas é possível manter uma linda maquiagem no calor.

A primeira orientação é lembrar que, no verão, menos é mais. O período não é ideal para os makes pesados e carregados em produtos. Marcos Costa, maquiador da Natura, garante que a tarefa de manter um look limpo não é impossível. Ele explica que, em uma maquiagem no calor, preparar a pele é um quesito essencial.

maquiagem-no-calor-doutissima-istock-getty-images

Seguir uma rotina minuciosa de cuidados com a pele no verão é essencial para o make. Foto: iStock, Getty Images

Dicas de make para o verão 

De acordo com Costa, na estação quente, é importante focar a atenção na pele. “Seguir uma rotina minuciosa de cuidados com a limpeza, a hidratação e a proteção é essencial”, diz. Com isso, o rosto já fica naturalmente mais hidratado e é possível minimizar o uso dos produtos pesados de maquiagem.

O truque no verão é sempre começar com a aplicação da pré-maquiagem: base, corretivo e o pó. Esses produtos conferem um aspecto mais “sequinho” ao rosto. “A dica é aplicar a base em suaves batidinhas na pele, sem esfregar. O corretivo deve ser usado somente se permanecerem olheiras e marcas, mas com moderação”, esclarece Costa.

“Por último, é necessária a aplicação do pó compacto, principalmente para quem tem pele mista e oleosa. No calor, inclusive quem tem pele seca pode usar o produto sem medo”, comenta o maquiador. Para o resto do make, o ideal é investir em cores mais suaves, com leves texturas.

Cuidados com a maquiagem no calor

Segundo Costa, é importante lembrar que a preparação da pele no calor precisa ser feita em todo o rosto, inclusive nos lábios. Se for usar um batom rosa ou coral, por exemplo, é importante que os lábios estejam bem hidratados, para que o produto seja melhor fixado e tenha maior durabilidade.

Para evitar que a cor fique borrada, uma boa dica é usar lápis de contorno nos lábios, que ajuda a prolongar a cor do batom e a aparência dos lábios. Melhor ainda se for possível apostar em um produto com composição hidratante que, além de enfeitar, ajuda a proteger contra o ressecamento nas altas temperaturas.

Nos olhos, o ideal é deixar de lado as sombras muito pigmentadas, especialmente aquelas em tonalidades escuras. Investir em um produto com composição cremosa pode ser uma alternativa mais eficaz em favor da maquiagem no calor. Nas maçãs do rosto, o blush cremoso também entra como opção.

No verão, é sempre importante lavar bem os pincéis utilizados na maquiagem. Esse cuidado, na verdade, é indispensável durante o ano inteiro. Mas, nas estações quentes, os resíduos de maquiagem contidos nos pincéis podem prejudicar ainda mais o bom acabamento da make e, consequentemente, o resultado do look como um todo.

Gostou das dicas? Não abre mão da maquiagem no verão? Deixe um comentário nos contando o que achou deste artigo!Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 


Sites parceiros