Receitas

Erva mate combate o colesterol e ajuda a emagrecer

Por Redação Doutíssima 20/10/2014

Conhecida e muito apreciada no sul do Brasil e em países como Uruguai e Argentina, a erva mate está presente não só na cultura como no dia a dia das pessoas que habitam estes locais.

 

No sul do país, a bebida preparada com erva e água quente recebe o nome de chimarrão. Já em outras partes do Brasil e fora do país é conhecida como mate. Ainda há alguns lugares que a preparam com água fria ou suco e a chamam de tererê.

erva-mate

Tomar chimarrão ou chá-mate proporciona vários benefícios. Foto: iStock, Getty Images

A finalidade é a mesma: uma bebida que está no hábito das famílias, presente em momentos sociais descontraídos. A erva mate, nome popular da planta ilex paraguariensis, é uma planta que – assim como qualquer outra usada em chás – possui propriedades medicinais que independem da forma como é consumida, seja na cuia ou na xícara.

 

Erva mate é diurética

 

Um dos benefícios mais conhecidos da erva mate é seu poder de emagrecimento. Similar aos efeitos do chá verde, a erva mate é diurética e ajuda a eliminar o acúmulo de líquidos no corpo e estimula o funcionamento dos intestinos.

 

Ela também tem o potencial de acelerar o metabolismo, que faz com o que corpo consuma mais energia e queime mais calorias. Outro benefício é o bom funcionamento de todo o sistema digestivo. Ou seja, o chá é poderoso aliado de quem quer ver o ponteiro da balança se mexer para baixo!

 

Outros benefícios da erva mate

 

Mas os benefícios não param por aí. A erva tem altos níveis de antioxidantes, até maiores do que o chá verde e o chá preto. Essa característica é importante no combate ao envelhecimento do sangue, das células, da pele e do corpo como um todo.

 

Os antioxidantes combatem os radicais livres que “enferrujam” o corpo e os mantém longe do organismo. Sendo assim, seu consumo pode ajudar a combater doenças cardíacas, protegendo o coração de efeitos de toxinas.

 

A ilex também é aliada de quem precisa controlar ou evitar colesterol alto e diabetes. Já foi comprovado que seu consumo diário após as refeições diminui a absorção de gordura e colesterol e também controla os níveis de glicose no sangue.

 

Sendo assim, pessoas que sofrem com diabetes e colesterol alto podem usar este chá como complementação do tratamento com medicamentos.

 

Como preparar a erva mate

 

O preparo do chá é simples: utiliza-se o mate verde ou tostado para fazer uma infusão com água quase fervente, como a maioria dos chás. A indicação para se obter efeitos no organismo é beber quatro xícaras por dia logo após refeições como café da manhã, almoço, lanche e jantar.

 

O chá de erva mate pode ser ingerido tanto quente quanto frio – seus benefícios serão os mesmos independente do caso. E evite as bebidas prontas preparadas com mate: o produto ajuda o organismo apenas quando preparado de forma natural.

 

O chá não deve ser consumido por pessoas com restrição à ingestão de cafeína. Apesar da pequena quantidade se comparada ao café, pessoas com sensibilidade podem apresentar falta de sono, dor de estômago e mal estar. Além disso, pessoas hipertensas ou com dificuldades para dormir como insônia devem evitar seu consumo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!