Especialidades

Sono pesado: veja dicas para ter uma noite bem dormida

Por Redação Doutíssima 12/06/2015

Enquanto algumas pessoas têm dificuldade para dormir ou acordam facilmente, outras podem ter um sono pesado. Você sabe por que isso acontece? Estudos indicam que vários fatores contribuem e interferem na qualidade do sono. Porém, com algumas simples mudanças na rotina é possível ter uma noite tranquila.

 

O segredo do sono pesado

Você já deve ter visto um familiar ou amigo que tem um sono pesado que não acorda com ruído algum. Se você não sabe o motivo disso acontecer, a ciência explica. Especialistas acreditam ter encontrado os motivos pelos quais certas pessoas conseguem dormir profundamente em qualquer situação.

sono pesado

Pesquisadores creem que fusos do sono podem explicar a noite bem ou mal dormida. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com uma pesquisa divulgada na revista Current Biology, a resposta está nos fusos do sono. Eles são ritmos de atividade cerebral produzidos pelo tálamo, estrutura do cérebro que transmite sentidos como o som para outras partes do cérebro que percebem e respondem a informação sensorial.

 

Os pesquisadores concluíram que quanto mais fusos o cérebro da pessoa produz, mais provável será que ela permanecerá com um sono pesado. Eles acreditam que esses fusos têm um efeito protetor quanto ao sono em razão do local em que são produzidos, e que atuam como bloqueadores, impedindo que os sons externos cheguem às demais regiões do cérebro.

 

De acordo com Jeffrey Ellenbogen, chefe da Divisão de Medicina do Sono do Hospital Geral de Massachusetts, esse é o primeiro estudo para provar a teoria. A informação pode ser usada para determinar quem é “vulnerável” aos sons à noite e quem pode “dormir profundamente”, diz ele.

 

sono pesado 

Como ter um sono pesado

Embora a ciência diga que algumas pessoas têm uma pré-disposição a dormir profundamente, é possível melhorar o seu sono com algumas dicas simples. Quando alguém está em sono pesado, permite ao próprio corpo reparar e acumular energias para o dia seguinte.

 

Ele desempenha também um papel importante na manutenção da sua saúde, na estimulação do crescimento e do desenvolvimento, na reparação de músculos e tecidos, e na melhora do sistema imunológico. Veja como ter um sono pesado e dormir profundamente a noite toda:

 

1. Prepare o quarto

Luzes brilhantes impedem que seu corpo comece a produzir a ajuda natural do sono, a melatonina. Então, diminua as luzes, desligue a TV e fique longe do computador.

 

2. Mantenha o quarto em uma temperatura confortável

Para a maioria das pessoas, isso significa algo entre 20 a 25ºC.

 

3. Tenha um bloco de notas

Mantenha um bloco de notas ao lado de sua cama, para que você possa escrever o que vier à mente quando está tentando dormir. Isso lhe ajuda a não se preocupar com essas coisas no amanhã.

 

4. Mantenha seu bichinho de estimação fora de sua cama

Muito parecidos com os seres humanos, os animais de estimação mexem-se durante a noite e podem acordar você.

 

5. Relaxe

Logo antes de se deitar, limpe sua mente, faça algumas respirações profundas e alongue-se. Se você estiver se sentindo especialmente estressado, experimente um banho morno antes de dormir.

 

6. Evite cafeína

Não consuma cafeína até seis horas antes de ir dormir.

 

7. Deixe os vícios de lado

Evite álcool e nicotina antes de deitar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!