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10 Dicas para dormir bem todas as noites

Por Redação Doutíssima 11/03/2014

dormir bemSe você, como muitas pessoas, não consegue dormir bem ou acorda várias vezes durante a noite, sabe como é cansativa essa briga contra o sono. Porém, alguns bons reflexos e regras básicas são o suficiente para ter noites serenas de sono. Um jantar adequado, a disposição e a qualidade dos móveis no quarto… Aprenda como evitar as armadilhas que afetam a qualidade do seu sono!

 

Como dormir bem?

 

1) Tenha horários de sono regulares

Evite ir dormir às 22h na segunda-feira, à meia-noite na terça-feira e às 19h na quarta-feira. Quanto mais suas horas de ir dormir e de acordar são regulares, menos você vai estar cansado no final da semana. Tente manter o mesmo ritmo no fim de semana.

 

2) Coma comidas leves

Evite as comidas pesadas antes de ir dormir. Prefira um jantar leve, pelo menos 2 horas antes de se deitar. Os carboidratos complexos, como macarrão ou arroz, são bons aliados, mas sempre em poucas quantidades.

 

3) Um quarto bem arejado

A temperatura do seu quarto deve ser em torno de 17 graus para você dormir bem. E quanto mais escuro ele for, melhor.

 

4) Ouça o seu corpo para ir dormir

Desde o primeiro bocejo, corra para a cama! Inútil resistir para ver o fim do filme, você pode arriscar a qualidade do seu sono.

 

dormir bem5) Faça exercícios físicos durante o dia

No final da tarde ou na sua pausa para o almoço, pratique uma atividade física para ajudar você a dormir bem. Mas, atenção: não pratique esporte muito tarde, pois você poderá ter dificuldades para dormir.

 

6) Evite os estimulantes no fim do dia
Se você é sensível aos estimulantes como café, álcool ou vitamina C, evite consumi-los após 17h, pois eles retardam o sono.

 

7) Acalme-se antes de ir dormir

Antes de ir se deitar, dê-se ao luxo de um ritual de 30 minutos de relaxamento, seja lendo ou ouvindo músicas calmas.

 

8) Se não consegue dormir, levante-se

Se após 30 minutos rolando na cama, você não conseguiu dormir, levante-se, ande um pouco, leia. Assim pode ser que o sono apareça e você consiga dormir bem.

 

9) Escolha uma cama confortável

Esqueça o sofá-cama e prefira uma cama confortável. Escolha sua cama de acordo com o seu tamanho e o seu peso.

 

10) Um ambiente livre de barulhos

O ideal para dormir bem seria dormir em uma bolha protegida do ruído exterior. Mas, enquanto isso, lembre-se de colocar seu telefone no silencioso, de fechar as janelas. E por que não apostar nos tampões de ouvido?

 

O especialista Pedro Felipe Carvalhedo dá mais dicas para dormir bem! Confira!

 

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