Receitas

Varie o cardápio com a receita saudável de nuggets de forno

Por Redação Doutíssima 06/11/2015

Os nuggets são um dos pratos preferidos de quem frequenta fast food. Mas você sabia que esses alimentos são altamente processados antes de chegarem até ao consumidor final? Antes de apresentarmos para você o nuggets de forno, a versão mais saudável desse prato, vamos descobrir o que você anda consumindo por aí. 

Um estudo publicado pela agência Reuters mostrou que apenas 50% dos nuggets de frango servidos em duas cadeias nacionais de fast food dos Estados Unidos (EUA) tem de fato carne de frango.

 

Você deve estar se perguntando: e os outros 50%? Em 2013, pesquisadores da Universidade de Mississippi, EUA, responderam essa questão em uma edição da revista American Journal of Medicine. “Os nuggets são, em sua maioria, gordura”, afirmaram os pesquisadores.

nuggets-de-forno-doutissima-shutterstock

Aposte em uma versão caseira e muito mais saudável de nuggets de frango. Foto: Shutterstock

Os cientistas coletaram amostras dos nuggets em cadeias de fast food presente no estado do Mississippi, nos EUA. No fim, analisaram os alimentos e descobriram que em sua composição estava presente gordura, ossos triturados, vasos sanguíneos e nervos. 

E como isso influencia na sua saúde? Segundo, os autores do estudos, a mistura é rica em sal, açúcar, calorias e gorduras, por isso é necessário que o consumidor fique atento a esse tipo de alimentação, já que não é nada saudável.

Nuggets de forno: a versão saudável

Quer fugir da versão industrializada desse alimento ou está enjoada de consumir esse alimento sempre grelhado? Confira a receita de nuggets de forno:

Ingredientes:

– 500 gramas de carne moída de frango (400 calorias)

– 1 colher (sopa) de alho em pó

– 1 colher (chá) de sal

– 2 colheres (sopa) de salsinha fresca

– 50 gramas de farelo de aveia 

Modo de preparo:

Aqueça o forno à 200ºC. Coloque o frango em uma vasilha com alho, salsinha e sal. Depois de misturar os ingredientes, pique em pedaços pequenos a carne de frango. O tamanho deve ser semelhante aos que são vendidos no supermercado.

Após esse processo, cubra por inteiro os nuggets com farelo de aveia e, em seguida, coloque em uma forma untada para levá-los ao forno. Não esqueça de cobrir a assadeira com papel alumínio. Deixe no forno por 17 minutos. A receita rende 16 porções e, para aqueles que estão preocupados com a dieta, cada nugget tem apenas 30 calorias.

Benefícios da carne de frango

A carne de frango é rica em aminoácidos essenciais para a formação de proteínas, substâncias que ajudam na recuperação da estrutura do organismo. Em sua composição também são encontradas vitaminas do complexo B, como B5, B6 e B12, responsáveis respectivamente por imunidade, absorção dos aminoácidos e crescimento.

 

A carne de frango ainda é uma excelente fonte de ferro, nutriente presente na formação de ossos e dentes.

Todos esses benefícios e nutrientes são muito bem-vindos pelo organismo quando esse alimento é consumido de forma moderada. Por isso, não exagere. Procure alternativas mais saudáveis, como a nossa receita de nuggets de frango, para desfrutar dessas vantagens sem prejudicar sua saúde.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!