Receitas

Saladas frias são a cara do verão: aprenda como fazer

Por Redação Doutíssima 09/01/2015

As saladas frias são uma ótima pedida para o verão. Leves e nutritivas, elas alimentam e não dão aquela sensação de estômago cheio, que é super desconfortante. São ótimas para um almoço em dias quentes e opção indispensável para um jantar saboroso e com poucas calorias.

Saladas frias combinam frutas e verduras

Um dos grandes segredos para que as saladas frias sejam as queridinhas no verão, é a perfeita harmonia entre a mistura de sabores de frutas e verduras, que esses pratos proporcionam. Não tenha medo de arriscar. Coloque no mesmo preparo alface, rúcula, morangos, frango desfiado, tudo que estiver na geladeira. O resultado surpreende!

saladas frias

Saudáveis e saborosas, estas saladas vão fazer a diferença no seu cardápio. Foto: iStock, Getty Images

Quem sofre de constipação sabe o quanto legumes e verduras são importantes para auxiliar na difícil missão de regular o intestino. As saladas frias como levam leguminosas, hortaliças e frutas variadas são fonte de uma grande quantidade de fibras e água, excelente para que o intestino funcione regularmente.

5 receitas de saladas frias

Aprenda a preparar as saladas que farão a diferença em sua mesa durante a temporada de calor. A seguir, ensinamos algumas versões que vão encher de sabor e saúde os seus dias de verão.

 

1. Salada Tricolor

Essa é uma das saladas frias mais simples e conhecidas pelos brasileiros. Para fazê-la você só precisa ralar cenoura, picar um tomate e misturar com folhas de alface. Um dos segredos para deixar esse prato mais saboroso é temperar com molho shoyo.

 

2. Salada Quinto

A Salada Quinto é bem colorida e ótima opção para quem gosta de impressionar na apresentação. Para prepará-la você vai precisar de repolho roxo, alface, rúcula, agrião, tomate, palmito, azeitona, cenoura ralada e tempero verde.

Pique todos os ingredientes e sirva em porções individuais dentro de uma das folhas do repolho roxo. Regue com azeite de oliva e decore com tempero verde.

 

3. Salada Tropical

Entre as saladas frias a Salada Tropical é que mais mistura legumes, verduras e frutas. A atenção para esse preparo é quanto às frutas, elas devem estar bem doces, caso contrário, a salada ficará azeda.

Os ingredientes são: pera, maçã verde, maçã vermelha, manga, 1/4 de melão laranja, abacaxi – todos cortados em cubos, uvas, 100 gramas de uvas passas, queijo mussarela, presunto, milho verde e ervilhas. Misture tudo num recipiente e sirva junto com um molho caseiro ou azeite de oliva.

 

4. Salada Crocante

A Salada Crocante é uma excelente pedida para aquelas mulheres de intestino preso. O preparo deste prato vai morango, alface, maçã, manga pequena, granola e hortelã a gosto. Pique e misture todos os ingredientes e sirva com um molho feito como um copo de suco de laranja, 3 colheres de sopa de iogurte desnatado e 2 colheres de sopa de mel. Fica uma delícia!

 

5. Salada Mista

As saladas frias são ótimas para quem está de dieta e quer um jantar leve e nutritivo. A Salada Mista é um bom exemplo disso. Para prepará-la você vai precisar de um ovo cozido gelado e picado, alface, rúcula, azeitonas, tomate cereja, beterraba e cenoura ralada, vagem e queijo minas picado.

Misture todos os ingredientes numa tigela e regue com azeite de oliva e está pronto o jantar. Fácil, não!?

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!