Receitas

Hambúrguer de soja é alternativa para dieta vegetariana

Por Redação Doutíssima 10/11/2015

O hambúrguer de soja pode integrar a alimentação de pessoas adeptas a dietas vegetarianas ou não, que buscam hábitos alimentares mais saudáveis. Esse grão está na lista de alimentos funcionais disponibilizada pelo Ministério da Saúde na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

hambúrguer de soja istock getty images doutíssima

Alimentos feitos com derivados de soja e o próprio grão reduzem os níveis de colesterol. Foto: iStock, Getty Images

 

Benefícios da alimentação vegetariana e vegana

Em 2014, o Ministério da Saúde disponibilizou um Guia de Alimentação Para a População Brasileira, onde considera que o consumo de carne vermelha, laticínios e ovos não é necessário para se manter uma alimentação saudável. Nesse documento, o órgão ressalta que as pessoas que forem adotar esse tipo de dieta devem ficar atentas para substituir esses itens da maneira correta.

De acordo com os dados da BVS, é recomendado diminuir a ingestão de embutidos e carnes vermelhas, substituindo-os por soja e derivados, como carne de soja ou peixes. A ingestão desses alimentos funcionais deve ser feito de forma regular para que os seus benefícios nutricionais possam ser desfrutados. Mais que benefícios são esses?

As mulheres conhecem bem os efeitos da soja quando o assunto é menopausa. Muito se fala da isoflavona presente no grão, pois esse composto tem ação estrogênica e diminui os sintomas da menopausa, como calorões, muito frequentes nesse período. Essa substância também é anticâncer.

Mas a soja tem mais a oferecer. Os derivados de soja e o próprio grão reduzem os níveis de colesterol, estimulam o sistema imunológico, têm ações anti-inflamatórias, vasodilatadoras e propiciam saciedade. O consumo desses alimentos também diminuem o risco de câncer de cólon de útero.

 

hamburguer de soja infográfico doutíssima 

Receita do hambúrguer de soja

Agora que você já sabe as vantagens de consumir a soja e seus derivados, que tal aprender a preparar o hambúrguer de soja e acrescentá-lo a sua dieta alimentar?

Ingredientes:

 

– 1 cebola pequena

– 6 dentes de alho

– 1 punhado de salsinha

– 3 limões

– 3 colheres de sopa de azeite

– 2 xícaras de protéina texturizada de soja (pequena e escura)

– 2 colheres de shoyo

– Pimenta do reino

– Cominho em pó

– 3 pães franceses (amanhecidos) ou pão de forma

 

Modo de preparo:

 

Bata no liquidificador a cebola, a salsinha, o alho, óleo e temperos. Reserve. Deixe a soja de molho em água morna por aproximadamente 10 minutos. Escorra a água. Refogue, até secar, a soja no azeite e acrescente as duas colheres de shoyo e o limão. Não é necessário adicionar sal, pois o shoyo já acrescenta o sabor necessário.

Em um vasilha, esfarele o pão e junte a mistura de cebola, salsinha, alho e temperos. Junte a soja e amasse bem até dar liga. No momento em que amassa essa mistura, talvez seja necessário acrescentar farinha de rosca ou um pouco mais de farelo de pão. Adicione com cuidado para não deixar o hambúrguer muito espesso.

Com as mãos você irá modelar a massa e com arcos de metal dará forma. Frite os hambúrgueres em pouco óleo e em uma frigideira antiaderente ou, então, em um grill. Também é possível congelar o hambúrguer para consumir ao longo do mês, para isso precisará embalar os hambúrgueres em papel alumínio ou filme e congelá-los por até 30 dias.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!