Maquiagem

Confira dicas para organizar a penteadeira e manter a ordem

Por Redação Doutíssima 12/11/2015

A penteadeira é um cômodo charmoso, que desperta a vaidade feminina. O termo é antigo, pois a concepção do móvel surgiu no período do Renascimento, por volta do século XV. Mas de antiquado ele não tem nada. Hoje chamado de bancada de maquiagem, o espaço é um poderoso aliado da beleza.

Em seu formato mais tradicional, a penteadeira é uma peça de mobiliário composta por uma pequena mesa com espelho e gavetas. Ela é colocada no quarto, uma tradição originária dos tempos da realeza. Mas nas versões atuais, com cada vez mais produtos de make e beleza disponíveis, às vezes é difícil comportar tudo no espaço pequeno. Vale seguir algumas dicas.

penteadeira shutterstock doutissima

Penteadeira é um espaço exclusivo de embelezamento das mulheres e precisa estar organizado. Foto: Shutterstock

Como arrumar a penteadeira?

Desde sua origem, a penteadeira é um espaço exclusivo de embelezamento das mulheres, onde é possível ficar horas sentada testando diferentes penteados e maquiagens. Mas para que a peça cumpra com seu propósito, ela precisa estar organizada. Confira algumas dicas para isso:

1. Copos e canecas são ideais para guardar itens de maquiagem. Escolha elementos com estampas fofas e harmônicas com a decoração do seu quarto para guardar todos os pincéis de make.

2. Separar cada maquiagem de acordo com a sua função em recipientes próprios torna a penteadeira mais prática e organizada. Deixe produtos para a pele em um compartimento, sombras em outro e assim por diante.

3. Se você quiser garantir que nada vai sair do lugar, coloque divisórias nas gavetas. Assim, não vai ficar tudo bagunçado quando você abrir e fechar. É possível armazenar ali também o secador de cabelos, babyliss e chapinha.

4.  Caixas de vidro e acrílico são uma ótima alternativa para guardar acessórios e bijuterias. O ideal é optar por modelos que contenham divisórias para brincos e anéis. Assim, os pares ficam organizados e visíveis.

5.  As bandejas decorativas também podem fazer parte da decoração da penteadeira, especialmente para quem gosta de um enfeite com traços clássicos. Elas são ideais para guardar esmaltes e perfumes.

Penteadeira com funcionalidade

A organização dos elementos em compartimentos não é o único aspecto relevante a ser considerado na penteadeira. Acima de tudo, ela precisa dispor dos itens que você usa com frequência de maneira acessível.

 

Por isso, nada impede que você mude os recipientes de lugar, de acordo com os produtos que estão sendo mais usados nos diferentes períodos de sua vida. É importante, eventualmente, retirar os compartimentos para uma limpeza profunda, junto com os pincéis de maquiagem. Eles podem ser higienizados com água e sabão neutro.

Reserve também um local exclusivo na penteadeira para os utensílios que auxiliam na hora de compor ou tirar a maquiagem, como algodão e cotonetes. Você certamente vai precisar deles. Os cremes de beleza e produtos para o cabelo também podem ser colocados no mobiliário, desde que haja um espaço disponível.

Acima de tudo, lembre-se de que a penteadeira deve ser um móvel fofo e decorado de acordo com o seu estilo. Se quiser, coloque um pequeno vaso com flor ou um porta-retratos com uma foto simbólica. Dê o seu toque pessoal ao ambiente e ele ficará muito charmoso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!