Maquiagem

Descubra quais são as cores de batom para cada tom de pele

Por Redação Doutíssima 03/03/2015

A maquiagem pode ser considerada um acessório de beleza muito poderoso para as mulheres já que ela tem o poder de esconder nossos defeitos e realçar a beleza natural. A grande questão está em como escolher os produtos certos para harmonizar com nosso rosto e tom de pele.

O batom é um acessório indispensável para uma boa maquiagem já que traz cor e vitalidade para nossos lábios, além de corrigir pequenas imperfeições criando a ilusão de uma boca maior ou menor. Escolher as cores de batom cada tipo de pele é um grande desafio que pode ser encarado com tranquilidade seguindo as dicas a seguir. Confira um guia com a cor de batom ideal para cada tipo de pele e saia de casa sem medo de errar.

. 

cores de batom

Foto: Shutterstock; Cuidado ao usar batom vermelho vivo para não conseguir um look artificial

.

Como escolher as cores de batom para o seu tom de pele:

Pele branca: As mulheres brancas com pele clara e cabelos loiros ou ruivos devem usar cores que ressaltem sua beleza natural sem deixá-las com aparência artificial. Cores claras não dão destaque para a pele e acabam tornando a expressão facial pálida e sem graça. Os tons demasiadamente escuros também não favorecem o rosto com a criação de um contraste muito grande, principalmente se os olhos forem claros. Mulheres com este tom de pele são favorecidas pelos tons de rosa pink e vermelhos mais discretos com textura cremosa ou cintilante.
.

Pele amarela: As mulheres orientais com a pele naturalmente amarelada devem evitar os tons acobreados como marrom, laranja e vermelhos queimados que acabam deixando um aspecto pouco natural. Tons de vermelho vivos, rosa e tons mais claros como o nude são boas opções para trazer iluminação para a pele além de combinar com os cabelos mais escuros naturais da raça. Acabamentos brilhantes dão a impressão de aumentar os lábios pequenos.
.

Pele morena clara: As morenas com um tom de pele levemente dourado precisam de cores quentes e brilhantes para acender a expressão e principalmente dar destaque para os olhos e cabelos mais escuros. Vermelhos quentes, marrons, laranja, rosa escuro e roxo são boas opções de cores para atrair os olhares de maneira positiva. Devem no entanto evitar cores claras e opacas como os tons de rosa muito claros ou lilás. Os tons nude são bem vindos nas maquiagens com olhos mais destacados.

.

Pele morena escura e negra: As mulheres com este tom de pele privilegiado podem usar e abusar de todas as cores com exceção de uma: o marrom. A cor não favorece os lábios carnudos e naturalmente mais escuros e por este motivo não deve ser considerada uma boa opção. Outra recomendação é evitar cores brilhantes ou acabamentos com gloss que deixam os lábios ainda maiores, podendo deixar o visual desproporcional. Os tons opacos valorizam o formato da boca e realçam a beleza da pele dourada.

.

cores de batom

Foto: Shutterstock; Batons de cor rosa são ideais para pele de cores claras ou morenas

.

Seguindo estas dicas com certeza sua maquiagem vai ficar mais bonita e harmoniosa. Além disso usar as cores a seu favor é uma ótima alternativa dedestacar os pontos positivos e esconder aqueles defeitinhos que toda mulher tem mas gostaria de fazer passar despercebido.  Invista nas cores de batom ideais e saia de casa mais poderosa do que nunca!

.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!